Em meio a pandemia do Covid-19, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) escolhe seus novos reitor e vice-reitor, para mandato de quatro anos, nesta quarta-feira (26), por meio do sistema SigEleição.
A eleição acontece, a partir das das 7h e até as 22h. Esta é a primeira vez que a consulta será online.
A comissão da UFPB que organiza a consulta online, presidida pelo professor Ângelo Melo, avalia positivamente o processo até agora. “Houve todo um período de divulgação diferente na história da UFPB, porque foi totalmente virtual, através de todas as mídias possíveis”, analisa o docente.
O presidente da comissão organizadora, o professor Ângelo Melo admitiu que o fato de a consulta ser, pela primeira vez, online trouxe preocupações. Ainda assim, foi possível realizar um bom trabalho até a véspera da eleição. “Conseguimos cumprir com todas as etapas previstas pela Resolução Nº 04/2020 do Conselho Universitário (Consuni) da UFPB, que regulamenta a consulta prévia.”
Uma consulta teste foi realizada na última quinta-feira (20) para avaliação do sistema eletrônico, que funcionou muito bem. Os representantes das candidaturas, que fazem parte da comissão organizadora como ouvintes, acompanharam o processo. “A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, que desenvolve toda parte técnica do sistema SigEleição, avaliou muito bem. O sistema se comportou com rapidez e desenvoltura.”
Durante a votação, apenas técnicos da STI ficarão de plantão na unidade, no campus I, em João Pessoa, para fazer a manutenção do sistema, a fim de que ocorra tudo bem.
Redação