A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), divulgou nesta sexta-feira (14) o edital do programa UFPB no seu município, com abertura de inscrições para seleção de projetos sociais, tendo como foco a interiorização das ações de extensão da Universidade. O programa “UFPB no seu município” é mantido com recursos da UFPB, previstos em orçamento, e conta com total apoio da Reitoria, por se constituir em uma das estratégias da política de extensão universitária da Instituição.
Ao todo serão ofertadas 100 bolsas no valor de R$ 400. Os projetos devem ser desenvolvidos nas áreas de educação, comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia e produção.
A submissão de propostas será no período de 19 a 31 de maio, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Nesta edição, o programa busca contemplar comunidades e grupos sociais dos municípios paraibanos com população inferior a 150 mil habitantes. Além disso, houve a proposição das ações em três eixos temáticos que envolvem: Cultura e desenvolvimento sustentável; Ciência, tecnologia e Inovação para a inclusão social e Combate à pandemia de Covid-19.
“Dessa forma, espera-se que a extensão universitária possa atuar em proximidade com as demandas dos municípios do interior do estado e de suas populações contribuindo com o desenvolvimento social, cultural, econômico, bem como com o processo formativo acadêmico e profissional de seus discentes bolsistas e voluntários a partir desse diálogo e interação com as diversas realidades sociais”, destacou Profa. Berla Moreira de Moares, Pró-reitora de Extensão da UFPB.
Podem propor projetos docentes e técnico-administrativos com nível superior e que estejam em efetivo exercício. Professores visitantes brasileiros e estrangeiros, substitutos e técnicos em exercício provisório ou colaboração técnica também, desde que haja coincidência temporal entre a vigência do projeto e o vínculo institucional.
Os projetos classificados serão divulgados no dia 25 de junho. A seleção dos alunos bolsistas deverá ser realizada de 1 a 9 de julho. Será concedida a certificação ao projeto que cumprir atividades, cronograma e objetivos propostos, mediante submissão e aprovação de relatório final.
Para ser bolsista ou voluntário do projeto, o aluno deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação na UFPB; não participar, como bolsista, de outros programas acadêmicos; apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) satisfatório e não ser concluinte.
O programa prioriza a formação acadêmica e cidadã dos estudantes de cursos presenciais e à distância, por meio de ações que atendam às demandas da sociedade paraibana.
Em abril, o Programa de Bolsas de Extensão (Probex) escolheu 637 iniciativas. Juntos, os dois programas reúnem mais de 737 ações. Mais informações sobre o UFPB no seu município podem ser obtidas pelo site da Proex.
PB Agora com Ascom UFPB
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…