As matrículas para o período suplementar 2021.1 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tanto para alunos veteranos como para novos estudantes, ocorrerão entre os dias 26 e 30 de julho, de forma online, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Durante o período suplementar é facultativo ao aluno se matricular nos componentes curriculares ofertados.
A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Silvana Carneiro Maciel afirma que “os períodos suplementares são períodos que foram colocados como extraordinários em função da pandemia para reforçar o vínculo institucional e eles se diferenciam do período regular porque no suplementar existem muitos ajustes na matrícula e no trancamento para favorecer o aluno”, ressalta. Uma vez que “os períodos suplementares possuem resoluções próprias para regulamentar as exceções, de forma que o aluno, de modo geral, não possui obrigatoriedade em fazer a matrícula”, conclui a Profa. Silvana.
Os componentes curriculares deverão ser ofertados no horário de funcionamento do curso. A UFPB disponibilizará as plataformas Turma Virtual do SIGAA e Moodle Classes para o gerenciamento das atividades acadêmicas, por onde deverão ser registradas as frequências e notas dos alunos. Em caráter excepcional, os departamentos poderão oferecer alguns componentes em modo presencial, desde que permitido previamente pela Comissão de Biossegurança do respectivo Centro e garantida todas as condições de biossegurança para os discentes e docentes.
Por ser oferecido de forma excepcional, o período suplementar pode não ofertar todos os componentes curriculares obrigatórios e optativos regularmente oferecidos pelos cursos, portanto, o período não é contabilizado para o prazo máximo de conclusão de curso. As aulas serão realizadas de forma remota, com início no dia 9 de agosto e término em 16 de dezembro. O calendário acadêmico 2021.1 da UFPB pode ser conferido aqui.
Da Redação com Assessoria