A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem vinte e sete pesquisadores entre os mais de 160 mil melhores cientistas de todo o mundo. É o que revela a edição de 2024 do AD Scientific Index (Índice Científico Alper-Doger, em tradução livre do inglês), um ranking internacional de produção científica.
A quantidade de pesquisadores da UFPB na lista dos 10% melhores cientistas do mundo (World’s Top 10% Scientists) do AD Scientific Index é, neste ano de 2024, 36% maior em relação à edição de 2023, quando 19 cientistas foram incluídos. Ainda de acordo com o ranking, a Universidade Federal da Paraíba está entre as 1.000 universidades de destaque no mundo e é 31ª melhor instituição de pesquisa científica da América Latina entre as mais de 1.800 listadas neste recorte regional, avançando 86 posições em relação aos resultados de 2023.
Os cientistas da UFPB citados na listagem dos 10% melhores cientistas do mundo desenvolvem estudos nos campos de farmacologia, psicologia, química, física, ciência dos alimentos, nanotecnologia, biologia, enfermagem, dentre outros. Entre eles, constam aqueles que estiveram na relação divulgada no ano passado, como os professores José Maria Barbosa Filho, Valdiney Veloso Gouveia (atual Reitor), Antônio Gouveia de Souza e Damião Pergentino de Souza, e também docentes que aparecem pela primeira vez na lista, como as professoras Marta Suely Madruga e Marciane Magnani.
“Eu sou muito grato a todos os parceiros e a UFPB pela posição neste ranking. O suporte institucional e a robustez dos programas de pós-graduação da universidade foram fundamentais para atingirmos estes índices de avaliação”, afirmou o professor Damião Pergentino, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), melhor colocado entre os pesquisadores de destaque da UFPB e que, devido a um equívoco dos organizadores do AD Scientific Index, aparece vinculado a um centro universitário privado da Paraíba. As medidas para regularização do cadastro do docente, que trabalha há 11 anos na UFPB, junto à organização do ranking, já estão sendo tomadas.
Atualmente, uma das frentes de pesquisa do professor vinculado ao CCS e lotado no Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF) é a coordenação de um projeto internacional que conta com a participação da UFPB, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de mais oito centros universitários, inclusive internacionais, para desenvolver fármacos com potencial aplicação frente a diversas enfermidades, como a doença de Chagas. “A pesquisa representa uma oportunidade de contribuir na geração de conhecimento científico e na busca de soluções para os problemas da sociedade”, comenta o docente.
A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, celebrou o bom desempenho dos docentes da UFPB.
“Esse resultado apresentado no Ranking é um reconhecimento a todos os pesquisadores que fazem a Universidade Federal da Paraíba. Pessoas que dedicaram suas vidas às novas descobertas, que buscaram respostas e encontraram soluções contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do nosso país e melhoria da qualidade de vida da sociedade”, disse.
Sobre o AD Scientific Index
O ranking do AD Scientific Index baseia-se no valor agregado da produtividade científica individual dos cientistas, levando em consideração os valores totais e dos últimos 6 anos dos índices i10, índice H, além da pontuação de citação no Google Acadêmico.
Confira a lista dos 27 pesquisadores de destaque da UFPB
Damião Pergentino de Sousa
José Maria Barbosa Filho
Valdiney Veloso Gouveia
Antônio Gouveia de Souza
Edeltrudes Lima
Mário César Ugulino de Araujo
Dionisio Bazeia Filho
Marta Suely Madruga
Marciane Magnani
Reinaldo Nóbrega de Almeida
Cláudio Benedito Silva Furtado
Neusa Collet
Valdir Barbosa Bezerra
Eliton Souto de Medeiros
Maria Mirian Lima da Nóbrega (in memoriam)
Fábio Correia Sampaio
Iêda Maria Garcia dos Santos
Maria de Fátima Agra
Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Knut Bakke Filho
Marcus Tullius Scotti
José Cazuza de Farias Júnior
Celso Augusto Guimarães Santos
Evandro Leite de Souza
Maria Gardênnia da Fonseca
Reinaldo Nóbrega de Almeida
Antônia Lêda Oliveira Silva