Universidades públicas da Paraíba ofertam mais de 19 mil vagas para curso superior em 2023 via Sisu

PUBLICIDADE

O sonho da universidade e de conquistar um diploma de curso superior dos estudantes que querem ingressar nas instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2023). A Paraíba oferecerá mais de 19 mil vagas via Sisu, distribuídas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem foram divulgadas na última quinta-feira (9). Agora é a vez dos estudantes conferirem a nota e ver se alcançaram a pontuação necessária para o curso dos sonhos.
Com o conhecimento de suas respectivas notas, os candidatos agora vão definir em quais instituições públicas querem ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai ofertar 7.825 vagas distribuídas entre 124 cursos de graduação, sendo a instituição com maior número de vagas, conforme informou a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), no Termo de Adesão.

Os cursos com maior número de vagas, considerando os 4 campi da instituição, são Administração com 340 vagas, Ciências Contábeis com 300 vagas, Direito com 400 vagas e Pedagogia com 440 vagas.

Os cursos serão oferecidos nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de João Pessoa e Santa Rita (Campus I), Areia (Campus II), Bananeiras (Campus III) , e Rio Tinto e Mamanguape (Campus IV). Do total de vagas 3.907 serão oferecidas na ampla concorrência, e 3.918 vagas estão reservadas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

A UFPB oferece ainda a bonificação de inclusão estadual para os candidatos que residam e comprovem a residência no estado da Paraíba, e que tenham estudado integralmente o Ensino Médio em escolas regulares, públicas ou privadas; ou tenham obtido o certificado de Ensino Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou pelo Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (ENCCEJA) no Estado da Paraíba.

A UEPB ofertará 6.288 vagas, no total, de acordo com o Termo de Adesão diulgado pela universidade no final do mês de outubro e aprovado pelo O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição.

Deste total, são 3.004 vagas para ampla concorrência e 3.284 para ações afirmativas, de acordo com a Resolução 003/2022 que estabelece reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral.

Entre os oito Câmpus da instituição, o que tem maior oferta de vagas é o de Campina Grande, com 3.524 – sendo 1.666 para ampla concorrência. A instituição também oferece bonificação de 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme a Lei 12.122/2021, para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em instituições (da rede pública e privada) de Ensino do Estado da Paraíba e que residam no estado.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) terá uma oferta de 3.175 vagas. De acordo com a Assessoria de Comunicação da instituição, o Termo de Adesão estava previsto para ser divulgado até esta quarta-feira (9), porém o Ministério da Educação (MEC) não havia concluído a submissão dos termos de todas as instituições de ensino superior em virtude de um problema o sistema.

A instituição terá um critério diferente de bonificação na nota de estudantes paraibanos que prestarem o Enem ou o vestibular especial: nos cursos que tenham até 50% de ocupação de estudantes paraibanos, a bonificação será de 10%; já nos cursos que tenham mais de 50% de ocupação de estudantes paraibanos a bonificação será de 5%.

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) está ofertando 1.740 vagas em 46 cursos de nove campi, para o primeiro semestre de 2023. Segundo a instituição, dois cursos foram incluídos na oferta de vagas nesta edição: Sistemas para Internet com 30 vagas no Campus Picuí e Análise e Desenvolvimento de Sistemas com 40 vagas no Campus Esperança. Do total de vagas ofertadas, 811 são destinadas a ampla concorrência, 871 são para as cotas previstas na Lei nº 12.711/2012 e 58 vagas para as ações afirmativas.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Botafogo atropela Peñarol e encaminha vaga na final da Libertadores

Em uma partida épica, disputada na noite de ontem, quarta-feira (23/10),o Botafogo encaminhou a sua…

24 de outubro de 2024

Tiroteio deixa três pessoas mortas no Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo

Diversos tiros disparados no Conjunto Francisco Cunha, em Cruz do Espírito Santo, na Região Metropolitana…

24 de outubro de 2024

PP de Aguinaldo Ribeiro declara apoio a Davi Alcolumbre na eleição à presidência do Senado

A mídia nacional destacou ontem (23), via a coluna Radar da Veja, um encontro onde…

24 de outubro de 2024

Justiça torna réu diretor da UFPB que proibiu transexual de usar banheiro feminino

Em decisão publicada ontem (23), a Justiça Federal na Paraíba aceitou, denúncia contra o diretor…

24 de outubro de 2024

Polícia Militar apreende mais de 40 trouxinhas de cocaína e maconha em João Pessoa

Uma ação da Polícia Militar apreendeu na noite de ontem (23), no bairro Treze de…

24 de outubro de 2024

PMJP cria comissão para formação de curso de novos Guardas Municipais de JP

Foi publicada ontem (23) no Diário Oficial de João Pessoa a portaria que estabelece a…

24 de outubro de 2024