Universidades têm que liderar movimento de implantação de governança em todo o país, diz Ministro do TCU na UFPB

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, e o Secretário Chefe do TCU na Paraíba, Márcio Sueth, que realizaram visita de cortesia à Instituição. A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, recepcionou a comitiva no gabinete da Reitoria.

Participaram do momento de diálogo o Prof. Paulo de Tarso, Pró-Reitor de Planejamento (Proplan); Carlos Mangueira, Procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFPB; e Cláudia Gomes, Chefe da Auditoria Interna da Universidade (AUDIN). A visita teve por objetivo tratar sobre liderança, estratégia e controle institucional em um repasse dos indicadores e sistemáticas da UFPB ao Ministro, visando uma reflexão a respeito dos pontos que podem ser aperfeiçoados.

O ministro ouviu os gestores da UFPB e apontou caminhos possíveis na construção de uma governança mais eficiente. “Sou relator de toda a governança no Brasil, implantei a governança e vim ver como está a governança. Fiz uma visita de cortesia para fazer alertas e prevenções para que a Universidade possa buscar uma boa governança como um todo”, disse Nardes.

A Vice-Reitora da UFPB acredita que uma boa governança realizada pelas universidades pode proporcionar um crescimento no país. De acordo com a gestora, a UFPB está engajada em trabalhar a sua governança e existe um intenso trabalho para a melhoria dos diversos indicadores.

Profa. Liana Filgueira visualiza de forma positiva o acompanhamento realizado pelo Ministro junto às Instituições de Ensino Superior. “O trabalho do ministro é maravilhoso, é um trabalho de prevenção. Ele está visitando as instituições públicas com o intuito de orientar os gestores para que possamos fazer juntos, uma excelente governança neste país”, disse a Vice-Reitora.

O ministro destacou a posição estratégica da UFPB dentro do estado da Paraíba. “Estamos implantando a governança no município de João Pessoa e eu acho que a universidade tem que liderar esse movimento de implantação de governança em todo o país. Se as universidades não fizerem esse trabalho, deixam de cumprir a principal missão que é de orientar. Aqui estão os principais cérebros do Estado, a elite intelectual do Estado está na universidade, então a universidade tem que dar essas orientações”.

Nardes ainda afirmou que a visita foi realizada para reforçar os laços institucionais no sentido de promover um trabalho em conjunto em prol de uma política preventiva e não punitiva, haja vista que a governança ajuda a prevenir e a evitar a corrupção, sendo fundamental no processo para moralizar a nação brasileira.

 

Da Redação com UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem morre atropelado por motociclista enquanto tentava atravessar avenida, em João Pessoa

Um homem morreu após ser atropelado por um motociclista na noite desta sexta-feira (18) na…

19 de outubro de 2024

Governo da Paraíba lança edital do CFO da Polícia Militar com 30 vagas; inscrições começam dia 4/11

O Governo Paraíba, por meio da Polícia Militar, publicou, neste sábado (19), o edital com…

19 de outubro de 2024

Cícero detona demora da Energisa para atender demandas da PMJP e lamenta: “Relação com a empresa é muito triste”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista essa semana, manifestou insatisfação com…

19 de outubro de 2024

Eleições 2024: eleitores que não votaram no primeiro turno podem participar do segundo no próximo domingo

Os eleitores que estavam aptos mas não compareceram ao primeiro turno das eleições municipais de…

19 de outubro de 2024

PT da Paraíba reforça apoio à reeleição de Cícero Lucena em evento com 600 militantes

O presidente do diretório estadual do PT na Paraíba, Jackson Macedo, reuniu cerca de 600…

19 de outubro de 2024

Policial militar morre após colisão em João Pessoa; motorista é preso

Um policial militar do Batalhão de Trânsito morreu na noite desta sexta-feira (18) após ser…

19 de outubro de 2024