Universidades têm que liderar movimento de implantação de governança em todo o país, diz Ministro do TCU na UFPB

PUBLICIDADE

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, e o Secretário Chefe do TCU na Paraíba, Márcio Sueth, que realizaram visita de cortesia à Instituição. A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, recepcionou a comitiva no gabinete da Reitoria.

Participaram do momento de diálogo o Prof. Paulo de Tarso, Pró-Reitor de Planejamento (Proplan); Carlos Mangueira, Procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFPB; e Cláudia Gomes, Chefe da Auditoria Interna da Universidade (AUDIN). A visita teve por objetivo tratar sobre liderança, estratégia e controle institucional em um repasse dos indicadores e sistemáticas da UFPB ao Ministro, visando uma reflexão a respeito dos pontos que podem ser aperfeiçoados.

O ministro ouviu os gestores da UFPB e apontou caminhos possíveis na construção de uma governança mais eficiente. “Sou relator de toda a governança no Brasil, implantei a governança e vim ver como está a governança. Fiz uma visita de cortesia para fazer alertas e prevenções para que a Universidade possa buscar uma boa governança como um todo”, disse Nardes.

A Vice-Reitora da UFPB acredita que uma boa governança realizada pelas universidades pode proporcionar um crescimento no país. De acordo com a gestora, a UFPB está engajada em trabalhar a sua governança e existe um intenso trabalho para a melhoria dos diversos indicadores.

Profa. Liana Filgueira visualiza de forma positiva o acompanhamento realizado pelo Ministro junto às Instituições de Ensino Superior. “O trabalho do ministro é maravilhoso, é um trabalho de prevenção. Ele está visitando as instituições públicas com o intuito de orientar os gestores para que possamos fazer juntos, uma excelente governança neste país”, disse a Vice-Reitora.

O ministro destacou a posição estratégica da UFPB dentro do estado da Paraíba. “Estamos implantando a governança no município de João Pessoa e eu acho que a universidade tem que liderar esse movimento de implantação de governança em todo o país. Se as universidades não fizerem esse trabalho, deixam de cumprir a principal missão que é de orientar. Aqui estão os principais cérebros do Estado, a elite intelectual do Estado está na universidade, então a universidade tem que dar essas orientações”.

Nardes ainda afirmou que a visita foi realizada para reforçar os laços institucionais no sentido de promover um trabalho em conjunto em prol de uma política preventiva e não punitiva, haja vista que a governança ajuda a prevenir e a evitar a corrupção, sendo fundamental no processo para moralizar a nação brasileira.

 

Da Redação com UFPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024