A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na manhã desta segunda-feira (14), o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, e o Secretário Chefe do TCU na Paraíba, Márcio Sueth, que realizaram visita de cortesia à Instituição. A Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, recepcionou a comitiva no gabinete da Reitoria.
Participaram do momento de diálogo o Prof. Paulo de Tarso, Pró-Reitor de Planejamento (Proplan); Carlos Mangueira, Procurador-chefe da Procuradoria Federal na UFPB; e Cláudia Gomes, Chefe da Auditoria Interna da Universidade (AUDIN). A visita teve por objetivo tratar sobre liderança, estratégia e controle institucional em um repasse dos indicadores e sistemáticas da UFPB ao Ministro, visando uma reflexão a respeito dos pontos que podem ser aperfeiçoados.
O ministro ouviu os gestores da UFPB e apontou caminhos possíveis na construção de uma governança mais eficiente. “Sou relator de toda a governança no Brasil, implantei a governança e vim ver como está a governança. Fiz uma visita de cortesia para fazer alertas e prevenções para que a Universidade possa buscar uma boa governança como um todo”, disse Nardes.
A Vice-Reitora da UFPB acredita que uma boa governança realizada pelas universidades pode proporcionar um crescimento no país. De acordo com a gestora, a UFPB está engajada em trabalhar a sua governança e existe um intenso trabalho para a melhoria dos diversos indicadores.
Profa. Liana Filgueira visualiza de forma positiva o acompanhamento realizado pelo Ministro junto às Instituições de Ensino Superior. “O trabalho do ministro é maravilhoso, é um trabalho de prevenção. Ele está visitando as instituições públicas com o intuito de orientar os gestores para que possamos fazer juntos, uma excelente governança neste país”, disse a Vice-Reitora.
O ministro destacou a posição estratégica da UFPB dentro do estado da Paraíba. “Estamos implantando a governança no município de João Pessoa e eu acho que a universidade tem que liderar esse movimento de implantação de governança em todo o país. Se as universidades não fizerem esse trabalho, deixam de cumprir a principal missão que é de orientar. Aqui estão os principais cérebros do Estado, a elite intelectual do Estado está na universidade, então a universidade tem que dar essas orientações”.
Nardes ainda afirmou que a visita foi realizada para reforçar os laços institucionais no sentido de promover um trabalho em conjunto em prol de uma política preventiva e não punitiva, haja vista que a governança ajuda a prevenir e a evitar a corrupção, sendo fundamental no processo para moralizar a nação brasileira.
Da Redação com UFPB
Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…
Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…
A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…