Categorias: Educação

Veja o que as escolas podem e o que não devem cobrar dos pais na hora da matrícula

PUBLICIDADE

Uma prática que tem sido questionada pelos pais é a exigência, por algumas escolas, da apresentação de comprovantes de quitação de débitos de escolas anteriores quando o aluno vem transferido de outra instituição. Tal prática é considerada abusiva e discriminatória. A escola só pode se recusar a matricular alunos inadimplentes se os débitos forem referentes à própria instituição de ensino.

Outra conduta que também tem se tornado comum é a exigência, para realização da matrícula, de inexistência de registros junto aos órgãos de proteção de crédito. Isso também se caracteriza como uma prática abusiva.

Ao realizar a matrícula, os consumidores têm direitos assegurados. Não é permitida a cobrança de taxa extra ou de fornecimento de material de uso coletivo para os alunos ou para a instituição.

A lista de material deve ser acompanhada de um plano de execução, que deve descrever, de forma detalhada, os quantitativos de cada item de material e a sua utilização pedagógica. É permitido aos pais o fornecimento parcelado do material. A entrega deve ser feita com, no mínimo, oito dias de antecedência do início das atividades. É proibido por lei exigir marca, modelo ou indicação de estabelecimento de venda do material, com exceção da venda do uniforme.

A lei não fixa teto que determine quanto a escola pode onerar a mensalidade, entretanto, o valor da mensalidade pode ser reajustado somente uma vez num período mínimo de 12 meses e o reajuste deve estar de acordo com o aumento da despesa da escola. Todo aumento de mensalidade deve ser justificado por meio de uma planilha de custos, que deve ser afixada em local visível e de fácil acesso aos pais ou responsáveis pelo aluno, no prazo de 45 dias antes do fim do período de matrícula.

A taxa de matrícula pode ser cobrada antecipadamente, porém deve estar integrada no valor total da anuidade cobrada pela escola e não como parcela extra. O consumidor poderá efetuar o cancelamento da matrícula, se ocorrer antes do início das aulas o terá direito ao reembolso, e a instituição poderá aplicar multa, se comprovar que houve custos administrativo.

Em caso de inadimplência, a escola não pode reter documentos do aluno para transferência de instituição de ensino, o estudante não pode ser prejudicado e afastado das atividades de sala de aula em função do atraso no pagamento das mensalidades. Mas a escola não é obrigada a aceitar o parcelamento da dívida e realizar renovação de matrícula em situação de inadimplência.

Os estabelecimentos de ensino não poderão condicionar a compra de livros ou materiais escolares em uma loja específica. Caso a escola trabalhe com livros próprios ou importados, esta informação deve ser previamente passada ao consumidor.

Se aparecerem na lista itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou usados na área administrativa, o consumidor deve questionar o porquê da cobrança deste tipo de material. Essa é uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei Federal Nº 9.870/99, que trata sobre o valor da anuidade escolar.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024