Categorias: Educação

Vereadores de CG visitarão Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão

PUBLICIDADE

Preocupados com o baixo nível de água do Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, e diante da iminência de um colapso no sistema de abastecimento de Campina Grande e dezenas de municípios do Compartimento da Borborema, os vereadores campinenses decidiram fazer uma visita ao reservatório.

 

Requerimento nesse sentido foi aprovado na Casa na sessão ordinária desta quarta-feira (12). A propositura de autoria da vereadora Ivonete Ludgério (PSC), tem como finalidade fazer com que os parlamentares tomem conhecimento da realidade do açude de Boqueirão. Além dos 23 vereadores deverão integrar a Comitiva representantes do Ministério Público, Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e Dnocs. A comitiva liderada pelo vereador Nelson Gomes, vai se deslocar para Boqueirão nesta quinta-feira (14) a partir das 8h30. Um ônibus que levará os vereadores a cidade das águas, sairá de frente do prédio da CMCG.

 

Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude de Boqueirão, está agonizando e já perde 1,5 centímetros de água por dia. Em dias quentes, chega a perder até 2 centímetros. O manancial, construído há mais de 50 anos, e que é a principal fonte de abastecimento de 1 milhão de paraibanos, se encontra atualmente com menos de 60% de sua total capacidade de armazenamento segundo informações da AESA. Na semana passada o Ministério Público pediu a suspensão da irrigação nas margens do açude, afetando assim, centenas de famílias que dependem da irrigação para tirar o seu sustento.

O Gerente de Monitoriamento da AESA, Lucílio Vieira revelou que Boqueirão está perdendo quase dois centímetros de água por dia com a evaporação e o consumo humano.

O açude amanheceu esta quarta-feira (16), com 225,053,353 milhões de metros cúbicos acumulados, o que corresponde a 54,7% de sua capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos. O manancial, que possui mais de 411 milhões de metros cúbicos (m³) de capacidade, está perdendo, nos últimos meses, até cerca de 600 mil m³ de água por dia, devido principalmente à evaporação, provocada pela temperatura elevada.

 

Uma simulação feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) constatou que se não ocorrerem chuvas nos próximos meses a irrigação com a água do Boqueirão será suspensa. Segundo o administrador do Dnocs, Everaldo Jacobino de Moura, os agricultores já foram alertados sobre os efeitos que a seca pode trazer nos próximos meses.

"O departamento está realizando simulações justamente para tentar prevenir os que dependem dessa água. A última simulação constatou que se não houver uma boa chuva até o dia 25 de março de 2013, a água do Boqueirão só será disponibilizada para o consumo humano e animal e a irrigação que depende do açude será suspensa", afirmou. Cerca de 1 milhão de pessoas dependem do açude, que abastece 19 municípios paraibanos, nas regiões do Cariri, Agreste e Brejo do Estado, dentre eles Campina Grande.

 

 

O administrador informou que a situação é alarmante e que, dependendo do clima, o manancial chega a perder até dois centímetros (cm) de água por dia, o que equivale a 606.697 m³, quantidade suficiente ao consumo de água de 40 mil pessoas por dia, levando em consideração que a média de consumo de água por pessoa é de 150 litros por dia. "De acordo com a simulação, se não houver chuva, o manancial estará com 208 milhões de m³ de água na data estipulada, o que equivale a 50% de sua capacidade", explicou.

 

PBAgora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tião diz que cumpriu missão na vice-presidência da ALPB e agora quer vaga no TCE

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…

26 de novembro de 2024

EXCLUSIVO: Em meio à disputa de poder com Cb Gilberto no PL, Bruno Roberto descarta saída de Wellington Roberto para o PP

Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…

26 de novembro de 2024

Reclamações e denúncias contra a Unimed João Pessoa disparam por negativas de exames e cobranças indevidas

O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…

26 de novembro de 2024

Eleito vice-presidente da ALPB, Felipe Leitão pede cautela sobre presidência em 2026

O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…

26 de novembro de 2024

Adriano Galdino é reeleito presidente da ALPB para o biênio 2025-2026 por aclamação

Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…

26 de novembro de 2024

Tovar não descarta disputa por vaga na Câmara em 2026, mas reafirma que preferência ainda é de Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…

26 de novembro de 2024