Sonhando com uma cadeira na universidade, mais de 28 mil candidatos começam a disputar a partir deste domingo (1) as 2.884 vagas oferecidas no Vestibular 2014 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
As provas serão aplicadas das 8h às 13h (horário local), nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna. Mesmo não havendo Câmpus da UEPB em Sousa, a cidade terá locais de provas do para facilitar a acessibilidade dos candidatos da região sertaneja. A maratona de provas continuará na segunda-feira (2) nas 9 cidades paraibanas.
A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) está com tudo pronto para a realização do Vestibular que este ano tem algumas novidades. Ao todo, 28.546 candidatos se inscreveram no processo seletivo, sendo 12.108 no sistema de cota universal e 16.438 na cota de inclusão. Eles disputam uma das 2.884 vagas ofertadas, distribuídas em 50% para a cota universal e 50% para a cota de inclusão. As outras 2.884 vagas para ingresso na Universidade são ofertadas pelo Enem-SiSU, conforme as normas da Resolução UEPB/CONSEPE/013/2013.
No primeiro dia serão aplicadas as provas de Produção Textual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira para todas as áreas. No segundo dia, os candidatos da área I farão provas de Química, Física e Matemática, além de Biologia para os candidatos inscritos para o Curso de Ciências da Natureza.
Os concorrentes da área II fazem provas de Química, Física e Biologia; os da área III fazem provas de História e Geografia, além de Matemática para os inscritos nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. E os candidatos da área IV respondem às questões das provas de Química, Física, Biologia e Matemática.
Para a realização do Vestibular 2014, a Comissão Permanente de Concursos, conta com uma equipe de 3 mil colaboradores, entre coordenadores, subcoordenadores, fiscais de setor, fiscais de sala, fiscais de inspeção, apoio e fiscais especiais. Em Campina são 26 setores de aplicação de provas, boa parte na Central de Integração Acadêmica localizada em Bodocongó; em Guarabira, cinco; em Catolé do Rocha, dois; em João Pessoa, sete; em Monteiro, dois; em Patos, sete; em Araruna, dois; e em Sousa, dois.
De acordo com a professora Ana Alice Sobreira, presidente da CPCON, não será permitida a entrada de candidatos portando qualquer tipo de aparelho eletrônico ou boné. Detectores de metais serão utilizados na entrada e saída dos candidatos e sempre que for preciso o aluno ir ao banheiro.
A recomendação é de que os candidatos cheguem ao seu local de provas com pelo menos 30 minutos de antecedência. Os gabaritos de cada dia de provas serão divulgados 1 hora após o término dos exames. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 8 de janeiro de 2014.
Este ano, o Vestibular da UEPB disponibilizou a prova em braile para os candidatos inscritos que possuem deficiência visual, mas nenhum candidato solicitou este tipo de prova. No entanto, quatro candidatos com deficiência visual solicitaram atendimento especial para a realização das provas (um em Campina Grande, um em Catolé do Rocha, um em Patos e um em Guarabira). Além desses, receberão atendimento especial quatro candidatos portadores de deficiência física (três em Campina Grande e um em João Pessoa).
Uma novidade do processo seletivo deste ano é a nota mínima de classificação, que passou a ser de 100 pontos. Ou seja, o candidato tem que acertar pelo menos 10% do total de acertos de cada prova para não ser eliminado. Antes bastava o concorrente atingir a nota mínima (0,1 ponto) que continuava na disputa.
Severino Lopes
PBAgora