O intercâmbio entre programas educacionais de diferentes regiões do país foi destacado nesta quinta-feira (27), pelo Secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho. O gestor afirmou durante entrevista à radio CBN Paraíba, que tem apresentado as ações de sucesso aqui do estado para representantes de outras regiões e também tem buscado iniciativas com resultados positivos que podem ser adaptadas para a realidade paraibana.
“Há algumas semanas, vários estados têm enviado equipes técnicas para entender alguns programas que a Paraíba tem apresentado, como é o caso, por exemplo, do recém apresentado Passe Livre Estudantil. O programa, nas regras e termos, tem abrangência de quase 50 mil estudantes aptos a receber o benefício. É um programa inédito no tamanho que se apresenta” ressaltou Wilson.
Algumas ações que estão dando certo em outros estados também estão sendo conhecidas pela equipe educacional da Paraíba, revelou o secretário.
“A gente tem que entender que também temos desafios a serem enfrentados e nada de timidez para procurar qual estado está vencendo aquele desafio. Desde que eu assumi a Secretaria de Educação da Paraíba, já rodei em estados como o Paraná, que tem a melhor educação do Brasil. O estado do Goiás, que tem o melhor ensino médio do país. Fomos a São Paulo, a Bahia, ao Rio Grande do Norte, ao Rio de Janeiro, ao Ceará, a vários estados para entender o que eles têm feito. Não é para copiar, mas para pegar ideias para ver se é possível construir sob a nossa ótica e no nosso ângulo, na nossa particularidade”, acrescentou.
Wilson Filho e vários secretários de Educação do Brasil estão reunidos em João Pessoa nesta quinta e sexta-feira participando do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) 2025. Na pauta de discussões estão os debates sobre piso salarial de professores e diversos outros temas relacionados à educação pública.
PB Agora