O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e o Instituto Alpargatas (IA) assinaram um convênio na manhã da última quarta-feira (23), para beneficiar alunos e professores de 268 escolas públicas, em oito cidades da Paraíba e um município de Pernambuco, que fazem parte do Programa Topper de Educação pelo Esporte do IA. A parceria foi firmada na Reitoria, no campus da Instituição, na Capital pela reitora, professora Ana Flávia Pereira e o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.
“A parceria é para atender o Programa Topper de Educação pelo Esporte. Esse programa atenderá este ano 268 escolas públicas de nove municípios. Serão mais de 70 mil alunos beneficiados. O maior objetivo da parceria será a avaliação motora dos alunos dessas escolas, com o objetivo de observar seu desempenho motor e fazer um cruzamento de dados com uma avaliação paralela que será realizada pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Ele aplicará uma prova de português e matemática objetivando avaliar o aprendizado e o desempenho escolar desses alunos”, explicou o diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.
A avaliação motora dos alunos da rede pública será realizada por professores e alunos do curso de Educação Física do Unipê, no Laboratório de Avaliação Física da instituição, um dos mais modernos do Nordeste, com equipamentos de alta tecnologia. “Nosso objetivo é avaliar a melhoria do desempenho motor dos mais de 70 mil alunos participantes do Programa Educação pelo Esporte. A previsão é começar a avaliação nos estudantes a partir de março”, ressaltou Berivaldo Araújo.
“Essa parceria é muito importante porque vai desenvolver ações com curso de Educação Física e escolas públicas e também será um processo de aprendizado para nossos alunos que vão poder conviver com essa metodologia. Além disso, vamos conseguir coletar infomações para pesquisas, que vão servir para melhorar metodologias que estão sendo utilizadas nas escolas de nível médio. Então, é uma parceria estratégica que vai atingir milhares de crianças e beneficiar toda sociedade”, afirmou a reitora, professora Ana Flávia Pereira.
Alpargatas vai investir R$ 3,3 milhões e reformar 18 escolas
Berivaldo Araújo informou que o Instituto Alpargatas (IA) vai investir este ano cerca de R$ 3,3 milhões no Programa de Educação pelo Esporte e com ações e projetos para melhoria do ensino na Paraíba. “Este ano, vamos reformar mais 18 escolas públicas, ampliando para 151 estabelecimentos. Nossa meta é ter 100% das escolas atendidas em toda Paraíba com o programa e ele possa ser modelo e replicado para outros Estados do País. O Unipê é pioneiro nessa parceria e veio para somar esforços”, acrescentou Araújo.
Pesquisa vai aferir impacto do esporte no desempenho escolar
A pesquisa será realizada com alunos de escolas públicas dos municípios de Santa Rita, Guarabira, Campina Grande, Queimadas, Ingá, Mogeiro, Serra Redonda, Alagoa Nova e Carpina (PE) e quer avaliar o impacto que o esporte tem no desempenho escolar e na melhoria do ensino. “Depois que o Unipê fizer a avaliação motora nas crianças e o IQE aplicar uma prova de português e matemática com eles, vamos cruzar os dados para avaliar qual é, de fato, esse impacto, e termos respaldo científico para que o programa sirva de modelo”, ressaltou Berivaldo Araújo.
Capacitação de professores
Professores do curso de Educação Física do Unipê também vão capacitar docentes da rede pública na área motora, para que eles possam se aperfeiçoar e trabalhar melhor seus alunos. “O objetivo é para que os estudantes tenham um melhor rendimento em sala de aula. Pois, trabalhamos com a parte de equilíbrio, a parte motora fina, noção de espaço, postura, e tudo isso influencia na melhoria da escrita e e da atenção do aluno”, destacou o coordenador do curso de Educação Física, professor Felipe Brandão.
Investindo na educação e no esporte
O Instituto Alpargatas também vai fornecer material esportivo para os alunos do Programa Topper de Educação pelo Esporte e para os laboratórios do Unipê, para que possa ser feito o trabalho de avaliação nos alunos da rede pública. “Essa parceria mostra que a empresa Alpargatas e o Unipê também investem na educação pública e no esporte brasileiro”, acrescentrou Brandão.
Educação Física: 1º da PB na avaliação MEC
O professor Felipe Brandão enfatizou que esse incentivo ao esporte e à educação pública somam qualidade ao curso de Educação Física do Unipê, o melhor da Paraíba, segundo avaliação do último Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, divulgado em dezembro passado. O curso obteve nota 311 (CPC contínuo) e 4 (CPC faixa, numa escala de 1 a 5), a frente, inclusive, do curso da UFPB, que obteve 307 e 4, ficando em 2º lugar no Estado.
O segredo do bom desempenho no campo ou na sala de aula é a soma de vários fatores, para o professor Felipe Brandão: “Nota máxima no corpo docente (5), nota 4 no Enade e excelente infraestrutura, com um laboratório de avaliação física entre os mais modernos do Nordeste, além de projetos pioneiros como o Posto de Primeiros Socorros (PAPS). Tudo isso, somado ao esforço coletivo da ‘Família Unipê’. Pois, nenhuma instituição da Paraíba possui a estrutura que temos ”, apontou.
Projeto melhora aprendizagem e reduz evasão escolar
O Programa de Educação pelo Esporte foi idealizado em 2003 pelo Instituto Alpargatas (IA), com o objetivo de valorizar e fortalecer a educação física nas escolas públicas. Ao longo desses anos, o programa tem conseguido, com o apoio de parceiros, melhorar a aprendizagem dos alunos, reduzir a evasão escolar, a violência nas escolas e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas escolas públicas onde foi implantado. Isso porque os estudantes são estimulados à prática esportiva na escola e a participar de competições, elevando o seu desempenho dentro e fotra da sala de aula.
“Usamos o esporte como ferramenta pedagógica para melhoria da educação”, ressaltou Berivaldo Araújo. Além do futsal, o projeto estimula nas escolas a prática de futebol, vôlei, jogos (dominó, dama e xadrez) e brincadeiras populares, como o baleado (ou queimada), durante o horário escolar.
Correio