Na Copa, foram cinco jogos, e ele não conseguiu balançar a rede nenhuma vez. Nesta quarta-feira, teve ajudinha da arbitragem, colaboração do veterano Cafu e, principalmente, um show de habilidade. Lionel Messi enfim voltou a fazer gols – e foram logo três no amistoso que reuniu seus Amigos contra um combinado do Resto do Mundo. A partida beneficente disputada sob chuva no Panamá terminou com placar típico dos encontros festivos: 6 a 4 para a turma do Pulga.
Ao lado de Messi, no time que vestia branco, estavam jogadores que disputaram a Copa na África do Sul, como os argentinos Otamendi e Palermo e os brasileiros Lúcio, Juan e Josué, além de veteranos como Cafu e Ortega. Do outro lado, de azul, o time que reunia o holandês Davids, o italiano Materazzi, o espanhol Morientes e o brasileiro naturalizado alemão Kuranyi, entre outros.
Aos 40 anos, Cafu parecia um garoto em campo. O lateral correu nos dois tempos, subiu ao ataque, finalizou e deu assistências. Só faltou o gol. Pelo time dos Amigos do Messi, balançar as redes ficou a cargo do argentino (três vezes), além de Lúcio, Zuculini e Bojan. O panamenho Blas Pérez fez três pelo combinado do Resto do Mundo, que também viu Morientes marcar.
No estádio Rommel Fernández lotado, na cidade do Panamá, capital do país, a torcida festejou pela primeira vez graças a uma falha de Lúcio. O zagueiro bobeou na área e perdeu a bola, que caiu nos pés de Morientes. O espanhol só teve o trabalho de empurrar para o gol e fazer 1 a 0 para o Resto do Mundo. Lúcio, no entanto, compensou a falha com boas subidas ao ataque. E foi o zagueiro que marcou o gol de empate aos 13, invadindo a área e concluindo com categoria (veja no vídeo acima).
Messi finalmente conseguiu quebrar o jejum de gols, mas contou com a ajuda do assistente. Aos 32 minutos, o camisa 10 recebeu na entrada da área, em impedimento, e avançou para driblar o goleiro e entrar com bola e tudo: 2 a 1 (confira no vídeo abaixo).
Cafu não parava de correr. O lateral se movimentou pelo campo todo, lançou, chutou e tabelou. Foi justamente numa tabela com ele que Messi marcou pela segunda vez, recebendo sozinho, quase em cima da linha. O Pulga só empurrou para a rede e festejou os 3 a 1, no último lance do primeiro tempo.
Logo no início da segunda etapa, o argentino Zuculini tratou de ampliar o placar. Não antes de Cafu fazer mais uma bela jogada, desta vez costurando na ponta direita e fazendo o passe preciso para o companheiro.
Quando a parada parecia decidida, o herói local resolveu aparecer. O atacante panamenho Blas Pérez, que vestia a camisa 10 do time azul, fez dois gols seguidos e reduziu a vantagem dos Amigos do Messi para 4 a 3.
O craque argentino, contudo, tratou de tranquilizar os “Amigos”. Aos 42, ele recebeu na entrada da área e bateu com categoria na saída do goleiro. Bojan ainda ampliou para 6 a 3, e Blas Pérez apareceu no último minuto para alegrar a torcida com um golaço de bicicleta (veja no vídeo), seu terceiro no jogo. Fim de papo: 6 a 4.
No próximo domingo, Messi volta a campo, desta vez no Brasil. Ele vai participar de um amistoso promovido por Deco em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Ronaldinho Gaúcho também vai disputar a partida.
G1