Depois de uma semana complicada dentro e fora de campo, o Atlético-MG derrotou o Sport por 2 a 1, em uma virada dramática no estádio Independência, com um gol marcado aos 46min do segundo tempo por Leonardo, que já havia feito o primeiro, se manteve vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Após o apito final, os jogadores da equipe pernambucano cercaram a arbitragem e reclamaram de um suposto pênalti cometido por Junior César. A polícia teve de proteger árbitro e assistentes para evitar que eles fossem agredidos.
Depois de sair atrás no placar, com um gol de Hugo no primeiro tempo, o Atlético, que se mostrou nervoso em campo durante o jogo, chegou ao empate na etapa final com Leonardo aos 30min. Quando a partida caminhava para o fim, o atacante voltou a marcar e deu a vitória dramática para o time mineiro, que foi a 59 pontos e agora "seca" os rivais Fluminense e Grêmio.
Além de ter sido derrotado pelo Internacional, por 3 a 0, na última quarta-feira, em Porto Alegre, com atuação apagada do time, o Atlético enfrentou problemas extracampo. Ronaldinho Gaúcho foi punido com um jogo de suspensão, em julgamento polêmico no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A diretoria atleticana protestou contra o auditor José Lopes Neto, que é flamenguista e havia provocado Ronaldinho em seu Facebook meses atrás.
Para piorar, Danilinho faltou aos treinos de sexta-feira e sábado e foi afastado pela diretoria do Atlético. Segundo informação oficial do clube, o meia-atacante está fora dos planos do técnico Cuca. Sua situação deve ser resolvida nesta segunda-feira.
O Atlético criou várias chances no primeiro tempo para marcar, mas não soube aproveitá-las e saiu de campo com a derrota parcial. O Sport também teve oportunidades e foi mais competente, ao abrir o placar aos 16min, com Hugo, que escorou de cabeça escanteio cobrado por Cicinho da esquerda.
Logo aos 5min, o Atlético esteve perto de abrir o placar. Leandro Donizete fez boa jogada e tocou para Jô, que chutou cruzado e a bola passou perto da trave esquerda. O Sport respondeu e quase marcou, aos 8min, com Rithely, que saiu livre e finalizou em cima de Giovanni.
O time mineiro criou chances para empatar. Aos 28min, Marcos Rocha cruzou rasteiro e Bernard, livre na área, não alcançou. Seis minutos depois, o lateral recebeu de Jô e bateu cruzado. Ronaldinho tentou se esticar, mas também não chegou na bola.
Insatisfeito com a atuação da equipe, Cuca decidiu mudar a equipe ainda no primeiro tempo. O treinador sacou o argentino Escudero, que vinha sendo vaiado por parte da torcida, e promoveu a entrada de Neto Berola.
No segundo tempo, o Atlético foi para a pressão em busca do gol de empate, mas encontrou dificuldade e ainda correu risco nos contra-ataques. Aos 13min, Gilsinho recebeu livre, arrancou em direção ao gol, mas Giovanni saiu bem e evitou o segundo do Sport.
Mesmo na base do desespero, o Atlético chegou ao empate aos 30min. Ronaldinho cruzou na medida para Leonardo, que acabara de entrar na partida, desviou de cabeça e Magrão ainda tentou defender, mas a bola parou dentro do gol. O atacante havia substituído Jô, que se machucou num lance com Carlos César. O centroavante levou uma pancada na cabeça e ficou meio tonto.
Nos acréscimos do árbitro, quando o Atlético pressionava, Bernard arrancou pela direita e cruzou para Leonardo empurrar a bola para o fundo gol. O feito do atacante caiu como alívio para a torcida atleticana, que festejou bastante.
UOL