Dono da taça de 2009, Corinthians encara recém-promovido em Ribeirão Preto, mas ainda sem as suas principais estrelas: Ronaldo e RC
Agora é pra valer. Após vencer os argentinos do Huracán em amistoso, o Corinthians estreia no Campeonato Paulista neste domingo, às 17h (de Brasília), contra o Monte Azul, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Como sua casa é pequena demais, o clube do interior decidiu receber os grandes no estádio do Botafogo-SP. As principais estrelas alvinegras, Ronaldo e Roberto Carlos, não foram relacionadas para partida.
Essa é a primeira vez que o Monte Azul, que leva o nome da cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, disputa a primeira divisão do futebol paulista. Não à toa os jogadores do Corinthians sabem pouco sobre o adversário. Mas o técnico Mano Menezes faz questão de alertar sobre a qualidade do oponente.
– As equipes do interior não se assustam mais com equipes grandes. Você pode ter dificuldade de enfrentamento. Basta ver a escalação deles e perceber que tem jogadores experientes. Eles vão propor um jogo fechado. E nessa época do ano nós ainda não precisamos ter aquele ímpeto de ir com rapidez para frente – analisou Mano.
Um dos mais ansiosos por essa partida é o meia Morais. Depois de uma temporada de 2009 pífia por conta de uma suspensão imposta pelo STJD e de seguidas lesões, o jogador iniciou o jogo contra o Huracán, fez gol, deu passe para outro e ganhou chance como titular para a partida válida pela primeira rodada do Paulistão.
– Eu sempre tento fazer o máximo possível. Não fui bem no ano passado, mas eu até falei para o Souza que Deus já começou a abrir o nosso caminho – declarou Morais, lembrando do atacante, que também foi bem contra o Huracán.
Antes da partida deste domingo, a dupla sertaneja Guilherme e Santiago vai fazer um show de uma hora e meia para os torcedores que estiverem no estádio Santa Cruz.
As equipes
O Corinthians ainda não está com todo o seu elenco à disposição. Alguns jogadores ainda participam da reta final de preparação física para estarem prontos nas próximas rodadas. Assim, dos sete reforços contratados para esta temporada, apenas dois começarão a partida como titular. São eles o meia Tcheco e o atacante Iarley.
Roberto Carlos, por sua vez, tem estreia programada para quarta-feira, contra o Bragantino, assim como Danilo. Ralf deve ficar no banco de reservas já neste domingo, e Moacir e Leandro Castán ainda não estão com a documentação regularizada. Já o craque Ronaldo só deve debutar na temporada na terceira rodada, contra o Oeste.
– O Ronaldo já está bem próximo do que estava no final do primeiro semestre de 2009, quando teve o seu melhor momento no Corinthians – avaliou Mano Menezes.
Do lado do Monte Azul, estreante na primeira divisão do Campeonato Paulista, o técnico Édison Só tem apenas uma dúvida. E é no meio campo. Ele ainda não decidiu se escala o ex-corintiano Rafael Fefo ou Diego Borges. Na escalação titular, os destaques são o zagueiro Ávalos, o meia Luciano Sorriso e o atacante Edmílson, que surgiu com Vágner Love no Palmeiras e depois ficou alguns anos no futebol japonês.
globo.com