A pressão por resultados, que tinha tudo para ser amenizada na tarde deste sábado, só aumentou na vida do Barcelona. Após a eliminação para o Atlético de Madrid nas quartas de final da Liga dos Campeões, a equipe voltou a decepcionar sua torcida e foi derrotada por 1 a 0 para o Granada, no Estádio Nuevo Los Cármenes, em Granada, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol. O time até que dominou o jogo, mas falhou nas finalizações e complicou ainda mais a situação do técnico Tata Martino.
Com o resultado, o Barcelona permanece com 78 pontos e pode ser ultrapassado ainda neste sábado pelo rival Real Madrid, que tem 76 e enfrenta o Almería, no Santiago Bernabéu. O líder segue sendo o Atlético de Madrid. O time do técnico argentino Simeone tem 79 e entra em campo neste domingo para enfrentar o Getafe, no Coliseum Alfonso Pérez. Com 37, o Granada deu um grande passo para permanecer na primeira divisão.
Na próxima rodada, o Barcelona recebe o Athletic Bilbao. Já o Granada visita o Sevilla.
Pressionado e com um time modificado, o Barcelona começou a partida querendo apagar a eliminação na Liga dos Campeões e minimizar a tristeza dos torcedores. Contudo, a equipe encontrou dificuldades e um adversário disposto a surpreender. Mesmo dominando as primeiras investidas, não conseguiu espaços na zaga do Granada, que acabou abrindo o placar em um contra-ataque aos 15. Brahimi recebeu lançamento de Fran Rico entre os zagueiros do Barça, dominou e tocou na saída do goleiro José Pinto.
O Barça respondeu dois minutos depois com a dupla Neymar e Messi. O Brasileiro chegou pela ponta direita e cruzou na cabeça do argentino, que tentou, mas mandou fraco. Aos 17, o Granada reclamou de um pênalti. El Arabi recebeu na área, dividiu com Mascherano e caiu. A torcida gritou, mas o árbitro ignorou.
Depois do lance, o Barcelona começou realmente a dominar o jogo. Aos 30, Neymar recebeu na entrada da área, cortou para o meio e soltou a bomba. O goleiro Karnezis se esticou para tirar a bola, que entraria no ângulo. Por falar no brasileiro, ele se movimentava bem e buscava aparecer.
NERVOSO, NEYMAR RECEBE AMARELO
O Granada voltou a assustar aos 35. Piti chutou, e o goleiro Pinto deixou escapar. No rebote, o próprio arqueiro do Barcelona fez duas grandes defesas e se recuperou. Ameaçado no cargo, o técnico Tata Martino se mostrava tenso e gesticulava bastante na beira do campo.
A marcação do Granada era forte e chegou a irritar alguns jogadores do Barcelona, principalmente Neymar, que acabou levando cartão amarelo após, sem bola, dar um pontapé no zagueiro Llori.
GOLEIRO SALVA O GRANADA NO SEGUNDO TEMPO
Assim como no fim da primeira etapa, o segundo tempo começou com o Barcelona no ataque. Logo aos sete. Messi recebeu na área, driblou e cruzou rasteiro para Neymar. A bola passou pela pequena área se que o brasileiro conseguisse chegar. O próprio Neymar quase empatou no ataque seguinte. Fábregas tentou finalização, mas a bola bateu na zaga e sobrou para o brasileiro. Ele dominou e chutou cruzado, assustando o goleiro Orestis Karnezis.
Aos 17, o Barcelona teve um grande chance de empatar com uma falta na entrada da área. Messi cobrou no ângulo, e Karnezis espalmou para salvar o Granada. O goleiro já era o principal jogador da partida. O Granada se defendia como podia e esperava o tempo passar. Aos 35, Neymar fez boa jogada e tocou para Iniesta, que bateu cruzado e tirou tinta da trave.
O Barça se jogou ao ataque e quase levou o segundo. Aos 42, El Arabi entrou livre, de frente com o goleiro, mas se atrapalhou e deu chance de José Pinto defender. Após o apito final do árbitro, os jogadores do Granada comemoraram o resultado como se fosse a conquista de um título.
Globo.com