Com a vaga adquirida para mais uma final de Campeonato Paraibano, o Botafogo confirma a participação em mais uma Copa do Nordeste e uma Copa do Brasil, além do Campeonato Brasileiro de 2019, independentemente de Série. Será mais um ano de calendário cheio, que o difere dos demais times paraibanos nos últimos anos.
Os números mostram que o clube deu uma guinada grande desde 2013, quando recuperou a hegemonia do futebol estadual, ganhando o título paraibano, após vários anos de espera. Depois, veio o Campeonato Brasileiro da Série D e o clube se transformou no que é hoje, uma equipe respeitada em todo o país e sobretudo na Região Nordeste.
A supremacia sobre os demais clubes da Paraíba é tamanha, que já são cinco anos que o Belo chega as finais do Campeonato Estadual, conquistando três títulos. É o único representante da Paraíba na Série C do Campeonato Brasileiro, e por muito pouco, não subiu para a Série B, em 2016, quando sofreu uma derrota para o Boa Esporte, com um gol já nos acréscimos da partida.
Na Copa Nordeste, o Botafogo já é o clube que tem a maior participação de todos os 53 que já disputaram a competição regional. O clube é um dos fundadores da Liga Nordeste e já participou de 14 edições do torneio. No momento, o Belo conseguiu a classificação para a segunda fase da competição, um fato que não ocorria há muito tempo.
As vésperas de disputar mais um título paraibano, é inegável o favoritismo do clube da Estrela Vermelha, por ter feito a melhor campanha do campeonato, ter sido o time de maior investimento e ter o melhor plantel. Mesmo que o título não venha, o clube já garantiu, mais uma vez, a participação nas competições regionais e nacionais mais importantes do país, no próximo ano.
Redação