Categorias: Esportes

Bota e Flu duelam no Engenhão

PUBLICIDADE

Em um cenário normal, o lugar dos donos do espetáculo em um jogo de futebol é dentro de campo. Não será o que vai acontecer neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, quando Botafogo e Fluminense vão se enfrentar pela 11ª rodada do Brasileirão. Os protagonistas do clássico mais antigo do Rio de Janeiro estarão à beira do campo: Muricy Ramalho e Joel Santana.

Líder da competição, com 22 pontos, o Tricolor carioca vive mais do que a empolgação de estar na ponta da tabela após quatro anos – a última vez tinha sido na 8ª rodada em 2006. O torcedor promete comparecer em bom número para agradecer em alto e bom som a Muricy pela recusa de dirigir a Seleção Brasileira, após receber convite na última sexta-feira.

Do lado do Botafogo, o prestígio de Joel Santana já esteve mais em alta. Entretanto, diante da ausência do ídolo Maicosuel, que não teve a documentação regularizada para reestreia, o foco estará no folclórico treinador, que, inclusive, na última quinta-feira, garantiu saber quem seria o comandante do Brasil em 2014. Será que ele apostava em Muricy? Na tabela, o Glorioso é o 16º, com metade dos pontos do Flu: 11.

Muricy se preocupa com experiência de Joel

Apesar da liderança isolada conquistada com a vitória sobre o Cruzeiro, na última quinta-feira, a tabela do Brasileirão esteve longe de ser o principal assunto nas Laranjeiras nos dias que antecederam ao clássico. Com o “vai, não vai” de Muricy para a Seleção, a ansiedade tomou conta do torcedor. No fim das contas, deu tudo certo e o treinador comanda a equipe normalmente neste domingo. Os tricolores preparam uma festa para homenagear o treinador durante o clássico. Um aperitivo já foi possível observar no último treino do Fluminense, nas Laranjeiras, quando 400 torcedores foram as Laranjeiras para cantar e comemorar: "Chora CBF, o sonho acabou. O Muricy é tricolor!".

Muricy no treino do Fluminense na sexta (Foto: AE)Muricy, que não fala com a imprensa desde o convite de Ricardo Teixeira, comentou seu segundo clássico no Rio de Janeiro após o triunfo diante do Cruzeiro e se mostrou preocupado com o que Joel Santana pode armar para segurar o embalado Tricolor.

– O Joel é um grande treinador, muito experiente, sabe o que está fazendo, já trabalhou fora do país. Ele sabe os caminhos, está nisso há muitos anos. É pedreira. Além do bom time do Botafogo, o treinador dificulta também. Não vai ser fácil, não.

Para a partida, o Flu tem apenas um desfalque: Diguinho. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o volante deve dar lugar a Marquinho, uma vez que Valencia ainda não está regularizado, e Belletti não está 100% fisicamente. Outra novidade deve ser a estreia do Sheik Emerson, na vaga de Rodriguinho.

Festa para o Mago e busca pelo fim de jejuns

O torcedor botafoguense terá motivos para comemorar, pelo menos antes da partida, pois Maicosuel será apresentado como novo jogador do clube. Melhor atleta do Carioca de 2009, o meia era um sonho da torcida. Mas só fora de campo. Como a documentação não chegou a tempo, o Mago não poderá jogar.

Para a festa ficar completa, os torcedores do Botafogo esperam por uma vitória que quebraria dois jejuns: além de estar há sete jogos sem ganhar nenhuma partida do Brasileiro, o clube nunca venceu um clássico no Engenhão desde que ganhou a concessão do estádio.

No clube, a motivação para a partida é grande. Depois de arrancar um empate com o Palmeiras, após estar perdendo por 2 a 0 na casa do adversário, o time tem a chance de enfrentar o líder do campeonato dentro de seus domínios. Uma vitória neste pode dar o gás que o time precisa para voltar a lutar pelas primeiras posições.

– O time do Fluminense tem muita qualidade. Neste momento, é o melhor time do Brasileiro. Nada melhor do que uma vitória em cima do líder, que também é um rival estadual, para ganhar moral. Esperamos que o apoio do torcedor seja grande para isso – pede Marcelo Cordeiro.

O técnico Joel Santana terá dois desfalques para a partida: Fábio Ferreira e Jobson estão suspensos e não poderão entrar em campo. Danny Morais deve formar a zaga com Antonio Carlos e Fahel. Herrera, que volta após suspensão, joga no ataque ao lado de Caio.

 

 

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Bruno mais auxiliares na Prefeitura de Campina Grande; confira os nomes

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou ontem (14), mais nomeações para sua gestão, desta vez…

15 de janeiro de 2025

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025