Cinco jogos sem perder. Quatro sem tomar gols. E uma arrancada que deixou o Botafogo-PB em uma condição bem favorável para alcançar mais um objetivo na temporada: chegar ao mata-mata do acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de uma má fase que durou seis partidas sem vencer, o Belo deu a volta por cima, retornou ao G-4 e agora só depende de si para passar de fase. Inclusive, pode até se classificar domingo, com uma rodada de antecedência.
Neste fim de semana, o time paraibano sai para jogar no Rio Grande do Norte, diante do Globo FC, pela 17ª rodada da terceira divisão. Para garantir a classificação já no domingo, o Belo precisa torcer por dois resultados. A derrota do ABC para o Náutico, no sábado, em Recife e uma derrota ou um empate entre Atlético-AC e Confiança, no domingo, no Acre.
Com essas combinações, o time paraibano precisaria apenas de um empate diante do Globo FC para garantir uma vaga nas quartas de final da Série C, já que nesse cenário nem o Dragão sergipano nem o Alvinegro potiguar alcançariam o Belo na próxima e última rodada da fase de grupos.
Já se o Botafogo-PB conseguir surpreender o Globo FC e vencer o duelo no Estádio Barretão, o clube garante a passagem para o mata-mata já neste fim de semana se o ABC não vencer o Timbu na Arena Pernambuco.
No mais, a conta do Belo sem depender dos outros não é das mais complicadas. Restando dois jogos nesta primeira fase da Série C, o Botafogo-PB precisa empatar uma e vencer outra para se classificar.
O pior cenário para o Belo é perder a partida diante do Globo FC e o ABC bater o Náutico em Recife. Assim, o time paraibano iria ter que ganhar da Juazeirense, na última rodada, no Estádio Almeidão, e torcer para o clube de Natal não vencer em casa o Atlético-AC para ir para o mata-mata do acesso. Para seguir vivo na Série C, o primeiro passo do Belo tem que ser dado contra o Globo FC, neste domingo, às 16h, no Estádio Barretão.
Redação com globoesportes.com
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia