Em uma partida repleta de polêmicas, o Bahia venceu o Botafogo-PB por 3 a 1, em partida realizada no Pituaçu, e avançou para as semifinais da Copa do Nordeste. O Belo reclamou muito da arbitragem, que anulou um gol legal do time paraibano e validou outro irregular do Tricolor.
Com a classificação, o Bahia vai enfrentar o Confiança na próxima fase da competição regional. Também neste sábado, o clube sergipano eliminou o Santa Cruz nos pênaltis e chegou nas semifinais da Copa do Nordeste pela primeira vez.
Já o Botafogo-PB, vice-campeão do torneio na última temporada, vai começar a se preparar para o início da Série C do Campeonato Brasileiro. No dia 9 de agosto, o Belo vai encarar o Ferroviário fora de casa.
O jogo – O primeiro tempo teve três momentos diferentes. Nos minutos iniciais, o Bahia foi quem controlou o jogo, criando boas chances. Aos 12 minutos, Lucas Fonseca chutou em cima da marcação após cobrança de escanteio pela direita. A bola acabou sobrando para o volante Ronaldo que, de fora da área, marcou um belo gol e abriu o placar.
Com a desvantagem no placar, o Botafogo passou a dominar a partida. Mário, em um chute forte sem ângulo, e Lohan, com uma finalização de dentro da área, assustaram o Bahia, mas o goleiro Anderson a linha de fundo acabaram sendo os destinos dos arremates.
Já no final da primeira etapa, o Bahia voltou a ter mais controle da posse de bola, mas pecou nas conclusões das jogadas e foi para o intervalo com o placar de 1 a 0.
Logo no início do segundo tempo, o Bahia ampliou. Aos dois minutos, Juninho Capixaba recebeu livre na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Rodriguinho, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.
Diferente do primeiro tempo, o Tricolor não se acomodou após o gol e continuou pressionando. Rodriguinho não marcou terceiro porque o goleiro Felipe pegou o chute colocado da entrada da área. Clayson também passou perto de marcar, mas a bola passou tirando tinta da trave.
Justamente quando era inferior na partida, o Botafogo-PB diminuiu. Aos 13 minutos, Fred acertou a trave em cobrança de falta, mas a bola voltou na cabeça de Rodrigo Andrade, que completou para o fundo do gol.
As polêmicas do confronto começaram aos 18 minutos. Kelvin recebeu um grande lançamento de Mário e, de frente com Anderson, chutou para a rede do Bahia. O gol do Belo, no entanto, foi anulado incorretamente por um suposto impedimento do atacante.
Seis minutos depois, Clayson chutou para o gol, a bola desviou na defesa do Botafogo e acabou sobrando na pequena área para Fernandão. O atacante marcou, mas estava em posição irregular. A arbitragem confirmou o gol, enfurecendo os jogadores da equipe paraibana. Os atletas reclamaram muito com o árbitro Gilberto Rodrigues Castro Junior, mas de nada adiantou.
O Bahia só não fez o quarto porque Rodriguinho desperdiçou. Em escanteio cobrado pela direita, a bola passou por todo mundo e acabou nos pés do meia, que finalizou no susto. O chute foi fraco e Felipe conseguiu defender. Nos últimos minutos, o Tricolor controlou o jogo e garantiu a classificação. Após o apito final, o arqueiro do Botafogo-PB foi expulso por reclamação.
Fonte: Gazeta Esportiva
Foto: Divulgação/Felipe Oliveira