O Botafogo-PB, enfim, venceu em 2023. O Belo fez 2 a 0 sobre o Auto Esporte-PB no Almeidão, na noite desta segunda-feira, pela sexta rodada do Campeonato Paraibano Betino, e encerrou uma sequência de 11 jogos sem vitórias. De quebra, o time, que segue invicto no estadual, encostou de vez no G-4.
O Botafogo-PB foi praticamente soberano no primeiro tempo no Almeidão. E conseguiu abrir o placar logo com um minuto de jogo, com Renatinho acertando um bonito chute de fora da área. Daí em diante, algumas chances perdidas: com Vitor Braga, duas vezes, com Tiago Reis acertando o travessão. Até que, aos 35, Renatinho acertou belo passe para Tiago Reis tocar com estilo na saída do goleiro Vladimir e fazer 2 a 0. O Auto Esporte-PB só levou algum perigo em finalização de Thiago Santos. E ainda deu tempo de Erick, aos 45, receber o segundo amarelo e ser expulso, deixando o Belo com um a menos em campo.
Na segunda etapa, o Auto Esporte-PB, com um mais na maior parte do tempo, foi melhor que o Botafogo-PB. Kiko teve grande atuação e foi o principal nome do Macaco Autino. Rafael Lins, Andrei e Leandro deram trabalho, chegando perto de balançar as redes. Houve também confusão, cartão amarelo para lá, para cá, e expulsão de Tiago Bob, já aos 26 minutos, deixando as duas equipes com 10 em campo. Só aí o Belo passou a ter mais espaços e chegar ao ataque com certo perigo e teve em Davi a sua grande chance de ampliar, mas Vladimir fez a defesa, e o placar não se alterou mais até o fim.
Com a vitória, o Botafogo-PB soma agora sete pontos, após quatro empates e, enfim, uma vitória em cinco jogos disputados. O Belo está empatado em pontos com o Sousa, que é o quarto colocado, mas fica atrás do Dinossauro, na quinta colocação, por ter uma vitória a menos.
.
Já o Auto Esporte-PB segue amargando a lanterna, com apenas um ponto conquistado: já são quatro derrotas e somente um empate em cinco jogos na competição.
O Botafogo-PB voltará a campo na próxima quinta-feira, às 20h30, para enfrentar o Serra Branca no Amigão, em Campina Grande, em jogo adiado da primeira rodada.
.
O Auto Esporte-PB, por sua vez, só jogará no dia 11 de fevereiro, recebendo o São Paulo Crystal no Almeidão, às 16h, pela sétima rodada.
São Paulo Crystal – Assim como no triunfo contra o CSP, na rodada passada, o São Paulo Crystal esperou até os últimos minutos para fazer explodir a sua torcida e vencer mais uma no Campeonato Paraibano Betino 2023. A vítima da vez foi a Queimadense, que até fez frente à equipe de Cruz do Espírito Santo, mas não conseguiu segurar o ímpeto do Carcará do Engenho que, com a vitória por 2 a 1, é o mais novo líder do estadual, agora com 12 pontos conquistados.
O primeiro tempo da partida foi bastante truncado e de poucas chances claras de gol criadas pelas duas equipes. Vlademir, pelo lado do São Paulo Crystal, foi o que mais tentou atacar e tirar o zero do marcador, no entanto, esbarrou, muitas vezes, no bom posicionamento defensivo do time visitante. Já Robinho, pela Queimadense, fez uso da sua velocidade para tentar quebrar as linhas defensivas do Tricolor Canavieiro, mas também acabou sendo presa fácil para os laterais tricolores. No fim das contas, destaque mesmo foi o grande número de faltas cometidas pelas duas equipes.
Se a primeira etapa foi morna, a segunda reservou muitas emoções para os torcedores das duas equipes. Isso porque logo aos sete minutos Vladimir tentou o arremate para o São Paulo Crystal, Gabriel Batista bateu roupa e, na sobra, Juninho foi derrubado na área por Vinícius Duarte. Pênalti que Rickelme cobrou e viu o goleiro defender. No entanto, o assistente flagrou irregularidade na defesa e, com mais uma chance de abrir o placar, o camisa 10 do Tricolor Canavieiro não desperdiçou e abriu o marcador.
.
A Queimadense, aguerrida, não se amedrontou e se lançou ao ataque. E de tanto incomodar, principalmente com seus pontas, conseguiu o empate, também de pênalti, aos 27 minutos da segunda etapa, com Vinicius Duarte, que se redimiu da falha de minutos antes. A partir daí o jogo ficou franco, com as duas equipes se alternando no comando de ataque. Mas o melhor estava guardado, mais uma vez, para o fim. Aos 49 minutos da segunda etapa, Luanderson alçou bola na área e Netinho, de cabeça, fez o gol da vitória do agora líder São Paulo Crystal.
GE