O Botafogo-PB está fora da Série C do Campeonato Brasileiro. O clube foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta sexta-feira (29) por ter acionado a Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias na esfera esportiva. A informação confirmada pelo vice-presidente do Departamento Jurídico do alvinegro, Lula Crispin.
O clube irá recorrer da decisão ao pleno do STJD e pedir efeito suspensivo da sentença para que o Botafogo possa entrar em campo neste sábado (30), diante do CRB. A partida está marcada para às 18h30 e acontece no Estádio Rei Pelé, em Alagoas
Além de ser excluído da terceira divisão da competição, o Botafogo-PB foi condenado a pagar multa de R$ 30 mil. O efeito da indenização ainda será avaliado pelo presidente do Tribunal.
ENTENDA
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) havia marcado para hoje a pauta da semana passada, onde estavam denunciados Belo e CSP nos artigos 191 e 231, por "entrar ou tirar proveito de decisão da justiça comum sem antes esgotar todas as instâncias na esfera esportiva".
No caso do primeiro artigo, a multa pode chegar a R$ 100 mil, enquanto o 231 também prevê até a exclusão da competição que o clube estiver disputando (no caso do Bota-PB, a Série C).
Inicialmente, o julgamento seria realizado na última sexta-feira, porém foi adiado por causa do atraso de um dos relatores dos processos.
Para processar o Belo, a Justiça Desportiva entendeu que o time se beneficiou com a ação do vereador de João Pessoa Renato Martins (PSB) para jogar no Almeidão depois que o estádio foi interditado pelo STJD.
A arena tinha sido fechada devido a uma confusão na partida entre Belo e Sport, na abertura da Copa do Nordeste deste ano.
No caso do CSP, a denúncia ainda se refere à Copa do Brasil do ano passado, quando o Tigre acabou fora da disputa por decisão do STJD. A entidade entendeu que a seletiva estadual disputada por apenas três clubes não poderia dar vaga na competição, que acabou indo para o Sousa, vice-campeão paraibano de 2012.
O CSP, então, entrou com uma ação na justiça comum, e chegou a cancelar uma vez partida entre Sousa x Coritiba, no Marizão.
O STJD juntou todos os processos envolvendo clubes que entraram na Justiça Comum para um julgamento em bloco. Além do Botafogo e CSP, também estão indiciados, Icasa, Cianorte e Tiradentes-CE.
A Federação Paraibana de Futebol acompanha com atenção o desenrolar dos acontecimentos no STJD. Segundo Ariano Wanderley, um dos interventores da Federação, a expectativa é que os dois clubes sejam absolvidos – ou, na pior das hipóteses, peguem penas suaves.
Ariano disse que foi procurado pelo Botafogo e que repassou um documento confirmando que o clube não tomou parte da ação ajuizada pelo vereador Renato Martins (PSB), que garantia a liberação do Almeidão.
Redação com Correio
A Justiça da Paraíba determinou que os municípios de Boa Ventura e Serra Grande adotem…
A Prefeitura Municipal de Campina Grande foi obrigada a adiar a inauguração do Natal Iluminado…
O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, o lançamento do edital…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
Na sessão ordinária desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador…
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…