Dos 20 clubes que jogam a Série C do Campeonato Brasileiro de 2020, nenhum participou mais da competição do que o Botafogo-PB. O clube já fez campanhas de batidas na trave do acesso, como nos casos de 1988, 2003, 2016 e 2018. Mas também foi mal em algumas ocasiões, quando não passou da primeira fase, ou quando, mais recentemente, brigou para não cair, como em 2017. Emoções distintas, com as quais o torcedor do Belo já está acostumado. O começo da sua caminhada em 2020, no entanto, assusta. O time pessoense já igualou as campanhas de 2001 e 2002, somando apenas um ponto nos três primeiros jogos na Série C.
Atualmente, o Botafogo-PB é o vice-lanterna do Grupo A, figurando na zona de rebaixamento, ao lado do conterrâneo Treze, que ainda não pontuou, mas tem um jogo a menos em relação ao Belo. Apenas um ponto em três jogos, graças ao empate em casa, sem gols, nada empolgante, contra o debutante Manaus. Nos outros compromissos, derrotas por 2 a 0 para o Ferroviário, em Fortaleza, e por 2 a 1 para o Santa Cruz, em João Pessoa.
Em 2001, o início também foi pífio. Na época, a Série C era robusta, além da série mais marginal do futebol brasileiro. Aquele torneio foi disputado por 65 clubes, bem diferente da competição atual, que reúne apenas 20. A última série do futebol brasileiro hoje é a D, e não mais a C.
Pois bem, naquele torneio, o Botafogo-PB estava no Grupo C, ao lado de mais três paraibanos, Treze, Guarabira e Atlético de Cajazeiras, além de dois potiguares, São Gonçalo e Coríntians-RN. Na estreia da competição, o Belo perdeu por 3 a 0 para o Coríntians-RN em Caicó. Na segunda rodada, empatou sem gols com São Gonçalo na casa do adversário. Na terceira, perdeu para o Treze, no Almeidão, por 1 a 0. O Belo foi eliminado na primeira fase com uma vitória, três empates e seis derrotas, na quinta posição do grupo.
Desde que o Botafogo-PB voltou para a Série C, em 2014, essa também é a pior arrancada da maratona, que afinal nem é tão longa assim e, portanto, preocupa. O pior desempenho até aqui, nos três jogos iniciais, tinha sido no ano passado, quando o Belo empatou o seus três primeiros jogos, somando três pontos. Agora, a campanha de 2020 já superou a de 2019, com apenas um ponto somado nas três primeiras partidas na Terceirona.
Buscando esquecer esses números e reencontrar o caminho das vitórias, o Botafogo-PB volta ao gramado, pela 4ª rodada da Série C, nesta sexta-feira. O time paraibano vai até Salvador, onde encara a Jacuipense em Pituaçu.
Globoesportes.com
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…