Categorias: Esportes

Botafogo supera Boavista e assume liderança do Grupo C

PUBLICIDADE

O Botafogo assumiu a liderança do Grupo C do primeiro turno do Campeonato Carioca, ao derrotar o Boavista por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo, no estádio Nilton Santos. O resultado fez a equipe de General Severiano chegar aos oito pontos ganhos, enquanto o Boavista segue com seis pontos, na segunda colocação. O único gol foi marcado pelo atacante Brenner, cobrando pênalti, no início do segundo tempo.

 

O jogo foi fraco tecnicamente, mas o Botafogo mereceu a vitória por mostrar um pouco mais de objetividade do que o adversário. O Boavista até começou bem, mas caiu de produção durante a partida e pouco ameaçou o gol defendido por Jefferson.

 

Na próxima rodada, o Botafogo vai receber o Madureira, no Nilton Santos; o Boavista vai encarar a Portuguesa, na Ilha do Governador.

 

O jogo – Sob um forte calor, o Botafogo começou a partida tentando fazer valer o mando de campo, enquanto o Boavista adotou uma postura mais conservadora, mas buscando surpreender o adversário com toques rápidos. Aos nove minutos, Leandrão lançou Caio Cezar que se chocou com Marcelo e o árbitro marcou falta para o time visitante. Júlio César levantou na área e a arbitragem marcou falta de ataque.

 

Aos 14 minutos, Leandrão arriscou da intermediária e a bola passou perto da trave direita defendida por Jefferson. A resposta do Botafogo veio aos 16 minutos quando Leo Valencia ganhou de Pedroso e lançou para Luiz Fernando que teve o chute desviado para escanteio. Aos 21 minutos, Leo Valencia bateu falta na entrada da área, mas a bola bateu na barreira. O meia chileno se queixou da distância da barreira. Na sequência, aos 22, Rodrigo Pimpão foi lançado em velocidade, Julio Cesar hesitou na proteção e quase que o atacante alvinegro conseguiu chegar na bola antes do goleiro Rafael.

 

Na parada técnica, o técnico Felipe Conceição pediu mais movimentação aos jogadores do Botafogo, mas o time de General Severiano seguiu mostrando lentidão e errando muitos passes. A melhor jogada organizada pelo Botafogo aconteceu aos 28 minutos. Depois de boa troca de bolas, Pimpão recebeu na direita e lançou para a conclusão de João Paulo, mas a bola subiu muito. Aos 30, o time alvinegro chegou muito perto do primeiro gol. João Paulo recebeu de Arnaldo e acertou a trave esquerda, depois de desvio do goleiro Rafael. No rebote, Brener chutou prensado com um zagueiro e a bola bateu na trave direita. Pimpão ainda tentou aproveitar, mas sua bicicleta foi bloqueada pela zaga do Boavista.

 

O time dirigido por Felipe Conceição controlava a partida e ,a so 42 minutos, Leo Valencia desarmou Thiaguinho na lateral direita e tentou cruzar para a penetração de Brenner, mas o goleiro Rafael se antecipou e fez a defesa. 

 

A melhor chance do Boavista aconteceu aos 44 minutos. Erick Flores bateu falta, Jefferson rebateu para o meio da área e Caio Cezar tentou pegar de primeira, mas jogou para fora. Nos acréscimos, o time de Bacaxá ainda teve a chance de cobrar outra falta na entrada da área, mas o chute de Erick Flores ficou na barreira.

 

Os dois times voltaram sem mudanças e, antes do primeiro minuto, o Boavista assustou a torcida alvinegra. Após cobrança de falta, Jefferson rebateu mal e Caio Cezar não conseguiu aproveitar o rebote. No primeiro ataque, o Botafogo marcou o primeiro gol, aos quatro minutos. Gilson foi lançado na corrida e levou um tranco do zagueiro Kadu na grande área. O árbitro marcou pênalti que Brenner converteu, chutando com categoria no canto esquerdo de Rafael.

 

Sem outra alternativa, o Boavista adiantou sua equipe para buscar o empate, enquanto o time alvinegro tentava aproveitar os espaços concedidos pelo adversário. Aos 15 minutos, o Botafogo criou uam boa chance em lançamento de Léo Valencia para Brenner, mas a zaga desviou para escanteio. Na cobrança, Marcelo cabeceou por cima do travessão. Numa tentativa de dar mais objetividade ao ataque, o técnico Felipe Conceição trocou Rodrigo Pimpão pelo jovem Ezequiel.

 

O Boavista tentava se aproximar da área alvinegra, para buscar o empate, mas o Botafogo bloqueava bem as investidas e evitava que o gol defendido por Jefferson sofresse qualquer tipo de pressão. A partida seguia muito disputada, mas sem criatividade.Aos 31 minutos, Renatinho bateu falta e a bola explodiu na barreira. Aos 34 minutos, Julio Cesar cruzou fechado e Jefferson se antecipou a Leandrão.

 

Aos 41 minutos, Renatinho bateu falta da esquerda, Rafael defendeu parcialmente, e a defesa aliviou. Logo depois foi a vez de Brenner chutar cruzado para outra intervenção do goleiro adversário. O técnico Felipe Conceição decidiu segurar o resultado e trocou o atacante Brenner pelo volante Dudu Cearense. Nos minutos finais, o Boavista tentou pressionar, mas o Botafogo soube segurar o resultado.

 

FICHA TÉCNICA 

BOTAFOGO 1 X 0 BOAVISTA

Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ) 

Data: 28 de janeiro de 2018, domingo 

Hora: 17h (de Brasília) 

Árbitro: João Batista de Arruda 

Assistentes: Gabriel Conti Viana e André Roberto Smith

Cartão Amarelo: Igor Rabello(Bota);Erick Flores, Thiaguinho(BV) 

Gols: 

BOTAFOGO: Brenner, aos quatro minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Jefferson, Arnaldo, Igor Rabello, Marcelo e Gilson; Matheus Fernandes, João Paulo, Leo Valencia(Renatinho) e Luiz Fernando; Rodrigo Pimpão(Ezequiel) e Brenner(Dudu Cearense) 

Técnico: Felipe Conceição

BOAVISTA: Rafael, Thiaguinho, Gustavo(Elivelton), Kadu e Julio Cesar; Douglas Pedroso(Vitor Faísca), Willian Maranhão(Marquinhos), Erick Flores, Claudio Maradona e Caio Cezar;Leandrão 

Técnico: Eduardo Allax

 

Gazeta Esportiva

Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alertas de baixa umidade para mais de 100 cidades na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (22), dois alertas de…

22 de setembro de 2024

Habeas corpus da vereadora Raissa Lacerda será analisado pelo TRE-PB na próxima semana

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) agendou para a próxima semana a análise do…

22 de setembro de 2024

Já está valendo: Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante

Desde ontem, sábado (21), os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não podem…

22 de setembro de 2024

Foragido da justiça por tráfico de drogas é capturado em bar na Paraíba

Policiais do 9º Batalhão localizaram, na noite deste sábado (21), em um bar na cidade…

22 de setembro de 2024

Decretos de Lula beneficiam três comunidades quilombolas na Paraíba com titulação de terras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, neste fim de semana, decretos de interesse…

22 de setembro de 2024

Estado da Paraíba tem duas cidades entre as 92 do país com receita acima de R$ 1 bilhão, revela levantamento do IBGE

O mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Maricá,…

22 de setembro de 2024