Deu Brasil, mais uma vez. Pela 11ª vez em 15 anos, a Seleção Brasileira fez festa pelo título do Mundialito de Portimão. Com boa atuação, os ‘reis da praia’ venceram Portugal, anfitrião do torneio, por 4 a 0 (gols de Daniel, Anderson, Bueno e Sidney), e conquistaram, há pouco, na manhã deste domingo, dia 8, o undecacampeonato da competição. Na disputa do terceiro lugar, a Argentina venceu os Estados Unidos por 6 a 3. Depois de vencer Argentina (3 a 2) e Estados Unidos (9 a 1) nas primeiras rodadas do torneio, os atuais tetracampeões invictos da Copa do Mundo (2009/2008/2007/2006) e líderes isolados do ranking FIFA, vingaram as derrotas dos últimos dois anos, e voltaram ao lugar mais alto do pódio.
– Sabíamos que seria uma partida complicada, Portugal é uma boa equipe, jogando em casa é ainda melhor, mas o nosso time soube manter a tranquilidade, tocar a bola, conseguimos impor o nosso ritmo, e conquistar mais esse importante título para o nosso país. Todos estão de parabéns pela luta, pelo empenho e pela grande campanha que o Brasil fez aqui em Portimão. Somos campeões e esse título é dedicado a todos os pais do Brasil nesse ‘Dia dos Pais’ – afirmou Benjamin, camisa 10 da Seleção Brasileira.
Numa final muito bem disputada, equilíbrio que permaneceu nos dois primeiros períodos, com bolas nas traves dos dois lados, boas atuações dos goleiros e empate sem gols. Só na terceira etapa o Brasil balançou as redes. Depois de sofrer falta dura de Bilro – que levou cartão amarelo -, Daniel chutou sem chances para Graça: 1 a 0, com apenas 32 segundos do último período. E foi graças ao talento de Benjamin, após quase 30 segundos de um show de habilidade do capitão diante de Bilro, que o caminho para a vitória ficou mais aberto. Depois de uma ‘sessão de pedaladas’, o português perdeu a cabeça, empurrando o capitão e acabou sendo expulso (deixando os lusitanos com a menos pelo período de dois minutos).
Com Madjer anulado e um a mais em quadra, O Brasil fez valer sua qualidade de toque de bola e, numa linha de passe no ataque, Anderson chutou sem chances para Graça: 2 a 0, aos quatro minutos de terceiro tempo. Bueno ainda fez mais um, o terceiro brasileiro, de voleio, faltando três minutos para o fim. Em seguida, foi Sidney quem estufou as redes de Graça: 4 a 0. A partir daí, o Brasil controlou o jogo para fezer a festa em areias portuguesas.
TABELA XV MUNDIALITO DE PORTIMÃO
sexta-feira (dia 6)
BRASIL 3 x 2 ARGENTINA
PORTUGAL 5 x 1 ESTADOS UNIDOS
sábado (dia 7)
BRASIL 9 x 1 ESTADOS UNIDOS
PORTUGAL 3 x 0 ARGENTINA
domingo (dia 8)
ARGENTINA 6 x 3 ESTADOS UNIDOS
PORTUGAL 0 x 4 BRASIL
CENTRO DE TREINAMENTO
Em setembro, a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), em parceria com a Marinha do Brasil, inaugura o novo Centro de Treinamento oficial da modalidade, que abrigará todas as seleções e funcionará no Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro.
Só Esportes