Depois das escalas na Holanda em Portugal, a série de guias do blog Drible de Corpo dos principais campeonatos nacionais da Europa desembarca na Inglaterra. A Premier League, como é chamado o Campeonato Inglês, começa nesta sexta-feira com o duelo entre Manchester United e Leicester City, no Old Trafford, o Teatro dos Sonhos. Antes de você tomar o chá das 5h da tarde, apresento a Premier League com fichas dos 20 candidatos ao título, os times-base, técnicos, as principais contratações e 10 motivos para você pegar o controle remoto e ficar ligado nos craques.
Estou apenas cumprindo tabela. Afinal, você não precisa de que eu o convença a assistir o Campeonato Inglês. Posso resumir os 10 tópicos abaixo a um se preferir. Vai começar o melhor campeonato nacional do mundo. Sem mais! Respeitável público: com vocês, o futebol na terra da rainha.
- 10 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO PERDER A PREMIER LEAGUE
- Simplesmente a melhor
Os concorrentes que me perdoem, mas o Campeonato Inglês é o melhor do mundo. Batizado de Premier League pela primeira vez em 1992/1993, o campeonato teve seis campeões diferentes: Manchester United, Chelsea, Arsenal, Manchester City, Blackburn e Leicester City.
- Show dos bilhões
A Premier League é disparado a liga que mais investiu em contratações nesta janela de transferências. No total, 1,4 bilhão de euros, contra 1 bilhão do Italiano. Por incrível que pareça, é menos do que o investimento de 1,6 bilhão em 2017/2018. Atual vice -campeão europeus, o Liverpool aplicou 195 milhões de euros em contratações. Cinco clubes fizeram a maior contratação da história: West Ham (Felipe Anderson), Fulham (Anguissa), Southampton (Vestergaard), Huddersfield (Kongolo) e Brighton (Jahanbakhsh).
- Inflacionados
Acredite se quiser: dois goleiros são as contratações mais caras da janela de transferências da Premier League. O Chelsea desembolsou 80 milhões de euros ao Athletic Bilbao para ter Kepa. O Liverpool consumiu 75 milhões de euros por Alisson. As transferências de Mahrez para o Manchester City; de Keita para o Liverpool; e de Fred para o Manchester United completam o Top 5.
- Força econômica
Para se ter uma ideia do poder financeiro, a Premier League arrancou 10 jogadores do badalado Campeonato Espanhol nesta janela de transferências investindo a bagatela de 214 milhões de euros. Por sinal, a Espanha é o país estrangeiro com mais jogadores inscritos na competição da terra da rainha (37). Na sequência aparecem França (33), Irlanda e Bélgica (22) e o Brasil (21).
- Fino da bola
Ok, ok, ok, não tem Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, mas não dá para perder um torneio que conta com Hazard, Alexis Sánchez, Pogba, Salah, Dele Alli, Özil, Mahrez, Kane, Gabriel Jesus, Agüero, o ladrão de bolas Kante…
- Supertécnicos
Pep Guardiola, José Mourinho, Antonio Conte, Mauricio Pochettino, Jürgen Klopp, Unai Emery, Rafa Benítez, Manuel Pellegrini, Maurizio Sarri, Claude Puel… Diz aí: qual campeonato nacional no mundo tem tantos estrategistas empregados ao mesmo tempo quanto a Premier League? A maior ausência na temporada é Arséne Wenger, que deixou o Arsenal depois de 22 temporadas.
- Aprecie com moderação
Atual campeão inglês, o Manchester City foi o time dos recordes na temporada passada. Maior número de pontos (100), maior número de vitórias (32), mais triunfos em casa (16), maior sequência de vitórias (18), melhor ataque da história (106 gols) e maior distância de pontos em relação ao segundo colocado (19). Embora seja o favoritaço ao título, o time de Pep Guardiola tem outra ambição: o título inédito da Champions League.
- Selecionáveis
A Premier League emprega jovens jogadores que podem fazer parte do ciclo da Seleção Brasileira para a Copa de 2022. Fique de olho em nomes como Andreas Pereira (Manchester United), Richarlison (Everton), Kenedy (Newcastle), Bernardo (Brighton). Opções mais experientes como Fabinho (Liverpool), Bernard (Everton), Lucas Moura (Tottenham) também estão no radar de Tite. Sem contar Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Fred (Manchester United), Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), que estiveram na Copa Rússia. Douglas Luiz, ex-Vasco, seria mais uma atração. No entanto, (ainda) não conseguiu o visto de trabalho.
- Tabu
Jogadores brasileiros já foram artilheiros do Italiano, Espanhol, Francês, Alemão, Português e Holandês. O Campeonato Inglês é a última fronteira. Jamais um atacante nascido aqui no país conseguiram a proeza. Eis a missão, principalmente, de Gabriel Jesus e de Roberto Firmino na nova temporada da Premier League. Eles foram titular e reserva da Seleção Brasileira, respectivamente, na última Copa do Mundo.
- Trauma do Roberto Martínez
Durante a Copa do Mundo, mostrei aqui no blog que o surpreendente sistema tático usado pelo técnico Roberto Martínez na vitória por 2 x 1 sobre o Brasil nas quartas de final havia sido utilizado por ele na Premier League, quando comandou o Everton em um duelo com o Arsenal, de Arsène Wenger. Portanto, observe com lupa cada configuração tática usada pelos badalados treinadores. Pode virar arma contra Tite amanhã.
- CAMPEONATO INGLÊS
Período: 10/8/2018 a 12/5/2019
Clubes: 20
Jogadores: 588
Estrangeiros: 403 (68,5%)
Média de idade: 26,6 anos
Investimento em contratações: € 1,4 bilhão
Quem mais gastou: Liverpool, € 195 milhões
Vagas na Liga dos Campeões: 4
Quem transmite: ESPN
- COMO FOI NA TEMPORADA 2017/2018
Campeão: Manchester City, 100 pontos
Vaga para Liga dos Campeões: Manchester City, Manchester United, Tottenham e Liverpool
Vagas para Europa League: Chelsea, Arsenal e Burnley
Quem subiu: Wolverhampton, Cardiff City e Fulham
Quem desceu: Swansea, Stoke City e West Brom
Gols: 1.018 / Jogos: 380 / Média de gols: 2,68
Artilheiro: Mohamed Salah (Liverpool), 32 gols
Média de público: 38.274
Melhor média de público: Manchester United (74.976)
Redação
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia