Campeonato Paraibano começa nesta quinta-feira com 10 clubes brigando pelo título

PUBLICIDADE

A bola vai rolar. A 112.ª edição da principal competição esportiva da Paraíba vai começar. São 10 clubes em busca do sonho do título, da vaga na Copa do Brasil, Copa do Nordeste, e de um lugar na história.

Disputam a edição 2022, do Estadual, o Campinense, atual campeão,  o Sousa, atual vice campeão, o Botafogo, Treze, Atlético de Cajazeiras, São Paulo Crystal, Nacional de Patos, que atravessa uma crise financeira sem precedentes, CSP, Sport Lagoa Seca e Auto Esporte, estes dois últimos que subiram da segunda divisão.

Estreia – A rodada de estreia será marcada pela partida entre Botafogo e Atlético de Cajazeiras às 20h15  Perpetão. O Belo vem de uma derrota por 3 x 0 para o CSA pela Copa do Nordeste, e quer estrear bem para mostrar a torcida que tem condições de brigar pelo título, e entrar como um dos favoritos.

Com possíveis novidades na lista de relacionados em relação ao jogo do último domingo contra o CSA, o técnico Gerson Gusmão deve contar com os retornos de Sávio, Everton Heleno e Leilson, que estão recuperados da Covid-19 e voltaram a treinar. O time titular, por sua vez, será praticamente o mesmo que enfrentou o clube alagoano, mas é incerto cravar a escalação dos 11 inicias, visto que o último treino aconteceu com portões fechados.

Já o Atlético-PB tentará repetir boas campanhas que fez em edições presentes do estadual. A última foi em 2019, quando terminou a competição na terceira colocação, após ser eliminado pelo Campinense nos pênaltis, apenas na semifinal. Vale lembrar que, nesta temporada, completam-se 20 anos do único título do Trovão Azul na competição.

O campeonato – O Campeonato Paraibano deste ano terá 49 jogos até a decisão do torneio. Pelo regulamento, ao fim da fase de grupos, os líderes de cada chave estarão diretamente nas semifinais da competição, enquanto que os segundos e terceiros farão o cruzamento entre os grupos em duelos de repescagem. Já os dois lanternas estarão rebaixados para a 2ª divisão de 2023.

 

Na Primeira Fase, os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco times cada. Dentro dos próprios grupos, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta.

.
Os líderes dos dois grupos estarão nas semifinais. Já os 2ºs e 3ºs colocados disputarão a Segunda Fase. Na semifinal, o líder do Grupo A enfrentará o vencedor de 2ºB ou 3ºA. Já o líder do Grupo B pegará o classificado de 2ºA ou 3ºB. Serão jogos de ida e volta e, em caso de empate, pênaltis. Na final, também com duelos em ida e volta, em caso de empate, penalidades máximas.

O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D 2023. O vice-campeão ficará com vagas na Copa do Brasil e Série D.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024