Categorias: Esportes

Campinense e Treze fazem 404º duelo em confronto que pode determinar o futuro dos Maiorais no Estadual

PUBLICIDADE

Será um jogo de arrepiar. Um teste de cardíaco que deve acirrar ainda mais uma rivalidade histórica que atravessa meio século. O confronto 404 da história do Clássico dos Maiorais, programado para às 16h deste domingo no estádio O Amigão, terá clima de decisão. O Campinense é o líder do Grupo A do Campeonato Paraibano com 20 pontos, enquanto que o Treze também lidera o Grupo B com 14 pontos.

 

Os dois clubes estão classificados para a próxima fase da competição, mas ainda não garantiram a primeira colocação do Grupo, que leva direto para as semifinais e assegura a vantagem na decisão. Um empate pode complicar a vida dos Maiorais. Caso não consiga vencer a Raposa, o Galo correrá o risco de ser ultrapassado pelo CSP, que tem 12 pontos, e teoricamente tem uma partida menos difícil neste domingo. A situação do rubro-negro é a mesma. Um novo revez diante do rival, beneficiará o Botafogo (PB), que só precisará vencer o Atlético de Cajazeiras para assumir a ponta.

 

Essa matemática, torna o Clássico dos Maiorais dramático, visto que uma derrota ou empate, pode comprometer o futuro de Galo ou Raposa no paraibano, e interromper o sonho do título estadual. Os dois clubes já se enfrentaram esse ano. No primeiro duelo,válido pela 5ª rodada, o Treze levou a melhor, e venceu o rival por 1 x 0.

 

Só que agora, a realidade é outra. O momento é bem diferente, e a pressão pela permanência na ponta da tabela, aumenta a vontade dos dois clubes de vencer o duelo. As mudanças em relação ao primeiro clássico do ano, começa pelo beira do campo. Ambos têm treinadores recém-chegados após as demissões de Celso Teixeira no Rubro-Negro e de Oliveira Canindé no Alvinegro. Pelo Treze, Flávio Araújo comanda o segundo jogo, enquanto Ruy Scarpino estreia pelo Campinense. Com novas maneiras de armar as equipes, os dois vão fazer o primeiro Clássico dos Maiorais de suas carreiras.

 

Os dois times também estão reforçados. Uma das novidades do alvinegro é o lateral direito Alex Travassos. No rubro-negro, o atacante Robinho, foi finalmente regularizado e está apto para estrear.

 

O Campinense teve uma semana conturbada a com a demissão do técnico Celso Teixeira e do Gerente de Futebol Marquinho Marabá. O técnico Ruy Scarpino fez mistério quanto a escalação do time que começará de primeiro. O que se sabe é que os atacantes Robinho e Matheus Ortigoza, recém-chegados ao clube, estão regularizados junto à CBF e podem fazer a sua estreia com a camisa vermelha e preta

 

A Raposa aposta na força quase total do elenco e com a torcida rubro-negra para superar o Galo. Além disso, o esquema tático do time é uma incógnita para o lado Alvinegro. Na lateral esquerda, por exemplo, que vinha sendo ocupada pelo zagueiro Rafael Araújo, improvisado, deve entrar Romarinho. Ou mesmo Weslley. Os dois laterais-esquerdos de origem foram contratados recentemente, já estão regularizados e à disposição.

A escalação e as posições dos jogadores em campo será um fator surpresa.

 

Para esse jogo decisivo, o técnico Ruy Scarpino  o atacante Rodrigo Silva, que está com o joelho direito imobilizado e fora de combate por mais 80 dias. O meia Jean Carlo, com uma lesão no tornozelo esquerdo, e o zagueiro Rafael Araújo, com uma lesão no dedo do pé direito, estão entregues ao departamento médico e são dúvidas.

 

No Treze, o técnico Flávio Araújo estreou com derrota em jogo válido pela nona rodada do Paraibano, contra o Sousa e vai para a última rodada da primeira fase do estadual preparado para uma verdadeira final, já que precisa vencer para manter a situação confortável.

Os alvinegros não terão vida fácil enfrentando o Campinense, time de melhor campanha da competição

Marcelinho Paraíba, Tininho, Reinaldo Alagoano e Marcelinho estão entregues ao departamento médico e são dúvidas para o jogo. Para superar esses desafios, o treinador vai contar com três reforços: o lateral-direito Alex Travassos (já regularizado), o também lateral-direito Talisson e o atacante Leilson, récem-chegados à equipe (e ainda pendentes de regularização).

O zagueiro Fernando Lopes deve entrar de primeira.

Em campo estarão 36 títulos estaduais, sendo 21 conquistados pela Raposa contra 15 pelo Galo. O rubro-negro também carrega em seu histórico de conquistas, o título da Copa do Nordeste 2013. A partida, válida pela 10ª rodada do Estadual

 

Historicamente, Treze e Campinense sempre fizeram um jogo muito disputado, e em muitos jogos, decididos no detalhe. As estatísticas são favoráveis ao alvinegro em mais de 50 anos de uma rivalidade histórica.

Dos 404 confrontos, o Treze venceu 137 vezes, contra 107 do Campinense. O Clássico dos Maiorais já terminou empatado 160 vezes.

 

Na artilharia dos Maiorais, a vantagem também é trezeana: até agora, são 496 gols a favor do Alvinegro, contra 447 para o Rubro-Negro. Já com relação a número de títulos conquistados em cima do rival, a vantagem é da Raposa, que ganhou oito campeonatos paraibanos em cima do Treze, sendo que só perdeu três finais para o Galo.

 

A rivalidade entre Campinense e Treze pode ser medida em jogos válidos pelo Campeonato Paraibano. Até o momento, os dois clubes se enfrentaram 228 vezes no Estadual. A vantagem também é do Treze. Ao todo, o Galo venceu 73 partidas, contra 69 triunfos da Raposa.

 

A rivalidade entre Campinense e Treze no Paraibano, se mede no número de empates. Os dois terminaram a partida em igualdade no placar 96 vezes.  O Galo marcou 255 gols conta 241 da Raposa.

 

Ficha técnica:

 

Campinense – Jefferson, Alex Murici, William Goiano, Rafael Jensen e Jackinha; Neto, Felipe Macena, Marcinho e Thiago Potiguar; Muller Fernandes e Robinho (Marcelo)

técnico Ruy Scarpino 

 

Treze – Saulo, Ferreira, Júlio Machado, Peterson e Caíque; Alberto, Elielton (Edinho Canutama), Guto e Fábio Neves (Júlio Barboza); Ceará (Dedé) Tozin

técnico Flávio Araújo

 

Severino Lopes

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024