O campeão do Campeonato Paraibano 2025 será conhecido no próximo domingo (30), e este ano, mais uma vez, o título ficará entre Botafogo e Sousa. Pelo segundo ano seguido, Campinense e Treze ficaram fora da final.
Ficar de fora da final do Estadual não é a única preocupação da torcida do rubro-negro e alvinegro. Conhecidos como “os Maiorais” de Campina Grande, Campinense e Treze correm o risco de ficar sem calendário no segundo semestre de 2026. Isso porque, Galo e Raposa decepcionaram mais uma vez no Campeonato Paraibano deste ano, e não conquistaram dentro de campo, o direito de disputar a Quarta Divisão do Brasileiro no ano que vem. O Treze terminou em 4.º lugar o Estadual e o Campinense na 5ª colocação.
Com 39 títulos conquistados, sendo 22 pela Raposa e 17 pelo Galo, os Maiorias não ficam sem disputar juntos uma competição nacional no segundo há 19 anos. Sousa e Serra Branca vão disputar a Série D em 2026.
Falta de planejamento, contratações erradas e disputas internas. Atravessando uma das piores crises de sua história, o Campinense já tinha seu diagnóstico de falta de calendário há algumas semanas, pois não se classificou para as semifinais do Paraibano e, com isso, não tinha mais como brigar por essa meta. A Raposa só conquistou 14 pontos em 9 jogos disputados. Pelo terceiro ano seguido a Raposa ficará sem calendário no segundo semestre.

No ano do centenário, o Treze também decepcionou e terminou o campeonato com 19 pontos, atrás do Sousa, Botafogo e Serra Branca, e também não tem sua vaga na Série D garantida para 2026.
Porém, caso nada disso aconteça, o cenário de Maiorais juntos e sem calendário no segundo semestre volta a acontecer depois de 19 anos. A última vez foi em 2007, quando o futebol do Sertão foi dominante, com Atlético de Cajazeiras e Nacional de Patos fazendo a final do estadual e ficando com as vagas de Série C. Naquele ano ainda não existia Série D.
Naquele ano, o cenário ainda foi mais abrangente, pois não apenas os Maiorais ficaram sem segundo semestre, mas sim o Trio de Ferro, pois o Botafogo-PB também não disputou o Brasileiro.
Embora o cenário no momento seja desastroso, a realidade pode mudar e os Maiorias poderão estar juntos no mesmo grupo da Série D em 2026. Ainda existem chances para ambos.
O Treze pode conseguir o acesso na Série D deste ano e respirar aliviado para o ano que vem; caso conquiste o acesso para a Série C. O alvinegro também garante a vaga, caso o Sousa conquiste o acesso. Nesse caso, o alvinegro herdará a vaga do Dinossauro em 2026.
No Campinense o cenário é mais improvável, mas a chance existe. A Raposa pode ser beneficiada, caso Sousa e Treze subam juntos este ano, com as vagas de Série D.
Apaixonados pelos clubes do coração, os torcedores de Campinense e Treze esperam que os dirigentes montem um time competitivo para retomar a hegemonia do futebol paraibano em 2026, e garantir presença nas competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol. O torcedor sonha que Galo e Raposa reencontrem o caminho das vitórias e consequentemente, dos títulos.
Severino Lopes
PB Agora