A “gangorra” do futebol. Dez anos para subir e um para cair. O Campinense está matematicamente rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro 2023. O empate em 1 x 1 com o Floresta ontem à tarde, decretou mais uma queda do rubro-negro na competição nacional. Esta foi a 3ª queda de sua história do Campinense, somando os de 2009 pela Série B, e 2011 pela Série C, que se igualou ao rival Treze em campeonatos nacionais.
O Campinense fez uma fraca campanha na Série C, bem abaixo do futebol apresentado no Campeonato Paraibano quando foi campeão invicto e ainda teve uma participação digna na Copa do Brasil, sendo eliminada apenas por força do regulamento, depois do empate em 0 a 0 com o São Paulo, no Amigão.
Uma sucessão de erros de planejamento e de contratações contribuíram para a queda da Raposa na Terceirona. Pilares da conquista do Paraibano, o artilheiro Olávio e o técnico Ranielle Ribeiro deixaram o time em meio à competição nacional.
Nem a chegada de Flávio Araújo e a contratação de reforços na reta final da janela adiantaram.
A Raposa foi rebaixada com uma rodada de antecedência da fase final da fase classificatória da competição. O Campinense ocupa a lanterna da competição com 16 pontos conquistados em 18 partidas, e um aproveitamento de 29,6%.
Campinense e Treze são os únicos times da Paraíba que já sentiram a amargura de um rebaixamento em competições nacionais. O Galo caiu em 1983, na antiga Taça de Ouro, correspondente à Série A daquele ano. Depois disso, foi rebaixado duas vezes na Série C, em 2014 e em 2020. Já o Campinense tem um rebaixamento de Série B (2009) e outros dois de Série C (2011 e 2022).
A Raposa agora vai cumprir tabela na última partida contra o Volta Redonda em Campina Grande. Depois é avaliar a temporada e iniciar o planejamento para 2023. No próximo ano o Campinense vai disputar além do Campeonato Paraibano, a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.
SL
PB Agora
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…