Categorias: Esportes

CBF confirma o Beira-Rio como o palco de Porto Alegre na Copa de 2014

PUBLICIDADE

Depois de passar por São Paulo, a comitiva da Fifa chegou a Porto Alegre na noite de sexta-feira para tratar de detalhes do projeto de reforma do estádio Beira-Rio e de questões relativas ao Aeroporto Salgado Filho para a Copa do Mundo de 2014. Segundo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, neste sábado, o campo do Internacional será o escolhido para receber os jogos caso a capital gaúcha seja uma das sedes do Mundial.

 

Três representantes da Fifa estão no Brasil para preparar o relatório técnico sobre as cidades: Thierry Weil, diretor de marketing, Dick Wiles, co-chairman da empresa Match, e Fulvio Danilas gerente da Fifa e responsável pelo projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Além deles, a comitiva tem a presença de representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014: o presidente de CBF, Ricardo Teixeira, Joana Havelange, Rodrigo Paiva, Mário Rosa, Carlos Geraldo Langoni, Alexandre Silveira e Carlos de La Corte (consultor de estádios).

 

Na manhã deste sábado, houve uma reunião no estádio do Internacional e o projeto foi apresentado pelo Comitê da Copa no Rio Grande do Sul, com destaque para a engenharia e a arquitetura e os investidores em potenciais. Em seguida, a comitiva conheceu as instalações do local e a equipe técnica fez um voo em dois helicópteros por 30 minutos pela cidade. Enquanto isso, os representantes do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 seguiram de carro para o Aeroporto Salgado Filho. Um representante da Infraero fez uma apresentação com cerca de 20 minutos para explicar as condições do local e as melhorias previstas.

 

Em entrevista coletiva no Beira-Rio, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou o Gigante como o estádio da Copa em Porto Alegre, caso a cidade seja confirmada com uma das 12 sedes.

– O estádio é o do Inter. O pessoal da Fifa vai complementar a vistoria, e a CBF vai apresentar o relatório sobre as visitas. O Beira-Rio é um estádio perfeitamente adaptado aos jogos nacionais, mas precisa se adaptar ao padrões internacionais. O Inter cumpriu todas as regras estabelecidas – afirmou.

 

O relatório será entregue ao comitê executivo da Fifa, que nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça, vão escolher as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

 

Obras no Beira-Rio começam até o meio do ano

 

Presente na visita da comitiva, o presidente do Internacional, Vittorio Piffero, informou que disse que a escolha de Porto Alegre como sede da Copa de 2014 é praticamente certa.

 

– De 12 sedes, não dá para Porto Alegre não ser escolhida. Foram e estão sendo discutidos detalhes sobre a reforma do Beira-Rio. Faremos as reformas com recursos próprios a partir da venda do Estádio dos Eucaliptos e outras fontes de renda do clube. As obras estão acontecendo desde 2003 quase que de forma permanente, mas podemos dizer que o projeto começa a ser executado no primeiro semestre deste ano. O Inter terá três anos para concluir a obra – destacou.

 

Dezessete estádios na disputa para receber a Copa

 

Apesar de não ter a confirmação oficial da CBF e da Fifa, cinco cidades já estão confirmadas como sedes: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. E outras quatro estão praticamente certas e só ficariam fora se o projeto tiver muitas falhas e se não apresentarem garantias para os investimentos necessários: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

 

Depois de Porto Alegre, a comitiva da Fifa vai a Florianópolis. A visita vai durar nove dias e terá direito a jatinho no deslocamento entre as capitais do país. Depois segue para Curitiba e Rio de Janeiro (01/02), Belo Horizonte e Brasília (02/02), Goiânia e Campo Grande (03/02), Cuiabá e Rio Branco (04/02), Manaus e Belém (05/02), Salvador, Recife e Natal (06/02) e Fortaleza (07/02).

globoesporte.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emendas: Paraíba está entre os nove estados que foram deixados de fora de novas indicações

A disputa entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o…

28 de dezembro de 2024

Efraim Filho estabelece outubro como prazo para oposição definir candidaturas nas eleições de 2026: “Ano de semeadura”

O senador Efraim Filho (União Brasil) estabeleceu um prazo para que a oposição à gestão…

28 de dezembro de 2024

Homem morre em acidente de moto em Campina Grande

Um homem morreu em um acidente ocorrido neste sábado (28) em Campina Grande, no Agreste…

28 de dezembro de 2024

Nem com Veneziano nem com Romero: diálogo com João Azevêdo para 2026 não é mais viável

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), afirmou ontem, sexta-feira (27), que não tem interesse…

28 de dezembro de 2024

Governador destaca avanços na habitação para a Paraíba e promete novas conquistas em 2025

O governador da Paraíba, João Azevedo, comemorou os avanços no setor de habitação no estado…

28 de dezembro de 2024

Radialista é assassinado a tiros em praça pública, na Paraíba

O radialista Nuclecio Laecio Medeiros foi assassinado a tiros na noite de ontem, sexta-feira (28),…

28 de dezembro de 2024