CBF divulga calendário de 2025 do futebol brasileiro com novidades

PUBLICIDADE

Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário para o futebol brasileiro em 2025. A principal novidade é a expansão do Campeonato Brasileiro da Série A para 10 meses de disputa, que ocorrerá de 29 de março a 21 de dezembro.

A mudança reflete o ajuste no cronograma para atender às datas Fifa e ao Mundial de Clubes, que será realizado entre 15 de junho e 13 de julho, causando uma pausa no campeonato nacional durante esse período.

O ajuste no calendário também impacta os campeonatos estaduais, que foram antecipados para iniciar em 12 de janeiro e serão finalizados em 26 de março. A decisão da CBF busca liberar datas para competições nacionais e internacionais, possibilitando uma temporada mais fluida e reduzindo o impacto de convocações de jogadores para as seleções.

Durante o período do Super Mundial de Clubes, que acontecerá dos dias 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão vai ficar paralizado. Flamengo, Fluminense e Palmeiras estão garantidos. Botafogo e Atlético-MG disputam a última vaga no dia 30 de novembro de 2024, quando decidem o título da Libertadores.

Com o alongamento do calendário do Brasileirão, os estaduais deve ser mais curtos, iniciando no dia 12 de janeiro e com término no dia 26 de março.

A novidade para o torneio em 2025 é que as semifinais também serão disputadas aos finais de semana.

O Brasileirão vai continuar com as paralisações durante as datas FIFA. “O Brasileiro vai durar 10 meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da FIFA e ainda conseguimos manter as Datas Fifa sem jogos no calendário brasileiro”, disse Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF.

Segundo Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, o novo calendário foi definido em diálogo com clubes e federações. A entidade visa proporcionar um planejamento mais equilibrado para clubes e atletas, atendendo à demanda de torcedores por uma competição nacional mais regular e livre de interrupções constantes.

O novo cronograma da Copa do Brasil também traz mudanças significativas. A partir de 2025, as semifinais da Copa do Brasil ocorrerão nos finais de semana, tendência que a CBF adotou desde 2024 para atender à audiência e ao interesse dos torcedores. Além disso, competições internacionais como a Libertadores e a Sul-Americana seguirão até novembro, com previsão de término em 29 e 22 de novembro, respectivamente.

A CBF também mantém o recesso de 30 dias no final da temporada, com uma pré-temporada de 14 dias e um recesso de meio de temporada de 15 dias para os times da Série A. Estes períodos foram instituídos para dar um intervalo adequado aos jogadores, algo que atende tanto à necessidade de descanso quanto à exigência de desempenho de uma longa temporada.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em CG, videomonitoramento da Segurança Pública leva à apreensão de veículo com R$ 18 mil em multas

A tecnologia de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª REISP…

13 de novembro de 2024

TRE-PB adia julgamento da primeira-dama de João Pessoa para próxima segunda-feira

Foi adiado o julgamento do habeas corpus da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena. O…

13 de novembro de 2024

Tovar faz coro a Fábio Ramalho e defende que oposição não deixe para última hora escolha do candidato a governador do grupo

Em meio a um cenário político dinâmico e com vistas às eleições de 2026, o…

13 de novembro de 2024

A menos de dois anos para eleição, Paraíba tem pelo menos sete nomes citados para disputar governo em 2026

A estrada ainda é longa, mas já está sendo pavimentada. A menos de dois anos…

13 de novembro de 2024

Homem é condenado a 23 anos por tentar sacar FGTS de terceiros na Paraíba

Após denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou um homem a…

13 de novembro de 2024

Setor de serviços na Paraíba registra crescimento de 6,8% em setembro, revela IBGE

O setor de serviços cresceu pelo quarto mês seguido no Estado da Paraíba. Em setembro,…

13 de novembro de 2024