Copas, campeonatos e data Fifa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o novo calendário para o futebol brasileiro em 2025. A principal novidade é a expansão do Campeonato Brasileiro da Série A para 10 meses de disputa, que ocorrerá de 29 de março a 21 de dezembro.
A mudança reflete o ajuste no cronograma para atender às datas Fifa e ao Mundial de Clubes, que será realizado entre 15 de junho e 13 de julho, causando uma pausa no campeonato nacional durante esse período.
O ajuste no calendário também impacta os campeonatos estaduais, que foram antecipados para iniciar em 12 de janeiro e serão finalizados em 26 de março. A decisão da CBF busca liberar datas para competições nacionais e internacionais, possibilitando uma temporada mais fluida e reduzindo o impacto de convocações de jogadores para as seleções.
Durante o período do Super Mundial de Clubes, que acontecerá dos dias 15 de junho a 13 de julho, o Brasileirão vai ficar paralizado. Flamengo, Fluminense e Palmeiras estão garantidos. Botafogo e Atlético-MG disputam a última vaga no dia 30 de novembro de 2024, quando decidem o título da Libertadores.
Com o alongamento do calendário do Brasileirão, os estaduais deve ser mais curtos, iniciando no dia 12 de janeiro e com término no dia 26 de março.
A novidade para o torneio em 2025 é que as semifinais também serão disputadas aos finais de semana.
O Brasileirão vai continuar com as paralisações durante as datas FIFA. “O Brasileiro vai durar 10 meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da FIFA e ainda conseguimos manter as Datas Fifa sem jogos no calendário brasileiro”, disse Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF.
Segundo Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, o novo calendário foi definido em diálogo com clubes e federações. A entidade visa proporcionar um planejamento mais equilibrado para clubes e atletas, atendendo à demanda de torcedores por uma competição nacional mais regular e livre de interrupções constantes.
O novo cronograma da Copa do Brasil também traz mudanças significativas. A partir de 2025, as semifinais da Copa do Brasil ocorrerão nos finais de semana, tendência que a CBF adotou desde 2024 para atender à audiência e ao interesse dos torcedores. Além disso, competições internacionais como a Libertadores e a Sul-Americana seguirão até novembro, com previsão de término em 29 e 22 de novembro, respectivamente.
A CBF também mantém o recesso de 30 dias no final da temporada, com uma pré-temporada de 14 dias e um recesso de meio de temporada de 15 dias para os times da Série A. Estes períodos foram instituídos para dar um intervalo adequado aos jogadores, algo que atende tanto à necessidade de descanso quanto à exigência de desempenho de uma longa temporada.
PB Agora
A Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (22), um homem suspeito de violência doméstica na comunidade Bela Vista,…
O governador João Azevêdo (PSB) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21), na Granja Santana,…
O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, acusadas pela Polícia Federal (PF) de…
A Polícia Civil/PB, através da Delegacia de Crimes Cibernéticos - DECC, cumpriu mandado de Busca…
O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por…
A polícia, prendeu na tarde de ontem (21), na Delegacia de Monteiro, no Cariri Paraibano,…