A busca por quebrar recordes, superar desafios e conquistar o pódio e a medalha. As Paralimpíadas 2024 começaram oficialmente com uma explosão de cores, música e dança e um desfile de milhares de atletas no coração de Paris.
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, a exemplo do que aconteceu nas Olimpíadas, pela primeira vez transbordou os limites de um estádio e tomou de assalto as ruas da Cidade Luz, com os atletas caminhando pela avenida Champs-Élysées em direção à Praça La Concorde. E se encerrou com uma coreografia de tochas que iluminaram a noite parisiense com suas chamas antes do grande final, com o acendimento da pira paralímpica instalada na base do mesmo balão que recebeu o fogo olímpico.
A festa de abertura teve como palco a avenida Champs-Élysées, passando pelo Arco do Triunfo, monumento ícone da cidade de Paris, e chegando à Praça da Concórdia. Assim como nos Jogos Olímpicos, é a primeira vez que a abertura das Paralimpíadas acontece a céu aberto.
Antes dos desfiles, os atletas foram recebidos com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça francesa, pintando o céu de Paris com as cores da bandeira da França.
A delegação brasileira foi a 21ª a desfilar pelas ruas da Champs-Élysées, em direção à Praça da Concórdia. Donos da casa, os franceses foram os últimos a entrar no local, onde se concentrou a maior parte da festa. Ao fim dos desfiles, foram exibidas imagens de Paralimpíadas anteriores.
Após o discurso do presidente do Comitê Paralímpico Internacional e das autoridades locais, Emmanuel Macron, presidente da França, declarou abertas as Paralimpíadas de Paris. Após o ato, um grupo de 12 atletas fez um revezamento para acender a pira paralímpica.
Redação