O coronel do 2º Batalhão da Polícia Militar de Campina Grande, Marcos Marconi, convocou ontem para uma reunião, o presidente do Campinense Clube, Saulo Miná, o presidente da torcida organizada da Raposa, Cleber Cabral, o presidente da Facção Jovem rubro-negra, Josenildo do Nascimento e os dirigentes do Treze para repassar o esquema de segurança que será montado durante o primeiro clássico dos maiorais, no próximo domingo, no estádio Amigão.
Dentro do Amigão, segundo informações do coronel Marcos Marconi, um efetivo de 180 homens estará fazendo a segurança da partida. Alguns policiais também estarão à paisana entre a torcida para controlar mais de perto a animosidade dos torcedores. Esses policiais estarão filmando toda a movimentação, tanto da Raposa quanto do Galo.
Ficou definido ainda que os portões do estádio, só serão abertos ao final da partida, proibindo desta forma a entrada da “hora dos miseráveis”. “Essa é uma medida que foi tomada em reunião com o único intuito de manter a ordem. Já que não teremos como fazer uma revista mais criteriosa nesse pessoal que entra em campo faltando apenas dez minutos para o final da partida, preferimos proibir”, disse.
A torcida do time vitorioso permanecerá em campo até meia hora depois do final da partida. Nesse intervalo a torcida do time derrotado já terá ido embora. “Com isso queremos evitar confronto das torcidas, mantendo assim a segurança e a paz para aquelas pessoas que vão aos jogos com seus filhos e esposas”, frisou.
Não será permitida a entrada de nenhum tipo de bebida alcoólica, de arma branca, arma de fogo ou outros objetos que possam ser utilizados como instrumentos de violência. Para isso, o coronel explicou que será feita uma revista rigorosa e criteriosa em todos os torcedores que forem ao estádio Amigão. “A proibição de qualquer tipo de arma está estendida, inclusive a qualquer autoridade. Não queremos violência e faremos o impossível para manter a ordem”, enfatizou.
Policiamento fora do Amigão – Alguns policiais também estarão em pontos considerados críticos para evitar o confronto direto de torcidas organizadas em bairros da cidade. Os seguintes bairros receberão reforço policial: Tambor, Catolé (próximo ao Luíza Motta), Canal do Prado, Paulistano e o Terminal de Integração, localizado às margens do Açude Novo.
Torcidas Organizadas – As torcidas organizadas que se reúnem e se organizam nas suas sedes campestres, serão acompanhadas por algumas viaturas da Polícia Militar para evitar o confronto entre as torcidas do Campinense e Treze. O arrastão será monitorado tanto na ida ao estádio como na saída. “Acreditamos que desta forma, a segurança estará mais próxima caso aconteça algum tipo de desordem”, finalizou.
O coronel Marcos Marconi solicitou ainda dos representantes de torcidas organizadas que todas as medidas adotadas pela PM sejam repassadas aos seus respectivos torcedores para evitar maiores transtornos, inclusive à depredação de ônibus ou carros que estejam no estacionamento do estádio Amigão.
Fogos – A colocação de fogos por organizadores de torcidas no estádio se dará acompanhado de alguns policiais e devem ser usadas apenas no início dos jogos por trás dos seus respectivos gols. Os sinalizadores e bambus usados para hastear bandeiras foram liberados. “Mas em hipótese alguma devem se transformar em instrumentos de guerra” frisou o coronel Marcos Marconi.
Ficou terminantemente proibido o acesso de torcedores a parte mais alta do estádio Amigão, em caso de desobediência a polícia irá agir. “Essa já é uma determinação do Ministério Público, faremos apenas o obvio para que a Lei seja cumprida”, retrucou.
Programação – Hoje o técnico Freitas Nascimento realizou um treino de dois toques com todo o elenco do Campinense, inclusive com o mais recente reforço rubro-negro, o meia Otávio. O atacante João Paulo ainda não chegou, mas sua vinda está prevista para esse final de semana.
Amanhã acontece um recreativo pela manhã e só então, Freitas irá fazer a preleção. À noite, após o jantar dos jogadores, eles irão para o regime de concentração, no Hotel Central. E à tarde enfrentam seu maior rival, no estádio Amigão, a partir das 16h.
Regularização – Tanto o atacante Almir quanto o meia Otávio, recém chegado já estão regularizados junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Freitas poderá contar com ambos para o próximo jogo.
Simone Duarte
PB Agora