A Chapecoense venceu o Cruzeiro na noite de domingo, chegou a uma série de sete jogos sem perder e de quebra se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro. A última derrota da Chape aconteceu há quase um mês, na final da Recopa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional. Junto com a ausência de derrotas, também há uma demonstração de consistência defensiva. Foram apenas três gols sofridos diante de adversários considerados fortes.
Curiosamente, o início da série positiva da Chape se dá junto com a entrada do goleiro Jandrei ao time, no jogo contra o Corinthians, na estreia do Campeonato Brasileiro. O arqueiro se firmou na meta verde e branca e é um dos responsáveis pela boa fase vivida pelo time. Em sete jogos de invencibilidade, não sofreu mais do que um gol no mesmo jogo.
– A segurança defensiva faz com que você tenha um equilíbrio de jogo maior. Após a entrada do Jandrei na equipe, ganhamos saída de bola, um cara que bate muito bem, que tem lançamento quando a equipe está apertada, que consegue fazer a bola fluir no meio dos atacantes. Isso é importante, porque você inicia bem as jogadas – disse Vagner Mancini após a vitória sobre o Cruzeiro.
Outro jogador que passou a figurar no time, com exceção dos jogos da Libertadores, foi Victor Ramos. O zagueiro é peça fundamental na defesa verde e branca, e demonstrou toda sua experiência e segurança em jogos contra adversários complicados, como Cruzeiro e Palmeiras. O defensor também parece causar um efeito positivo em seu companheiro de zaga. Tanto Luiz Otávio, como Douglas Grolli e Fabrício Bruno tiveram boas atuações ao lado do camisa 80.
Para Vagner Mancini, não é apenas o setor defensivo o responsável pelos poucos gols sofridos no últimos jogos. O técnico ressaltou, após a vitória sobre o Cruzeiro, a participação dos jogadores de frente na proteção à zaga.
– Lógico que todo o sistema defensivo vem jogando bem, os dois laterais bem, a entrada do Grolli foi muito interessante. Fez o gol, mas mostrou muita decisão lá atrás com o Victor Ramos. O Andrei Girotto também, precisou fazer o quinto homem por vezes. Estamos falando do sistema defensivo, mas o sistema ofensivo quando teve que agir de forma defensiva também foi bem. Eu vi os dois extremos e o Wellington Paulista correndo muito, marcaram muito bem os laterais do Cruzeiro – analisou.
Confira a série invicta da Chape:
1×1 Corinthians (Brasileirão)
2×1 Lanús (Libertadores)
1×0 Palmeiras (Brasileirão)
2×1 Zulia (Libertadores)
2×0 Avaí (Brasileirão)
0x0 Cruzeiro (Copa do Brasil)
2×0 Cruzeiro (Brasileirão)
O próximo desafio da Chapecoense é contra o Grêmio, na próxima quarta-feira, 7 de junho, na Arena Condá. O jogo acontece às 21h45 (de Brasília).
Globo.com