O jogo mais importante da história do Retrô. Fundado em 2016 e profissional a partir de 2019, o Retrô pode conquistar no próximo domingo o seu primeiro título nacional, e colocar Pernambuco na lista de estados com campeões brasileiros nas quatro divisões. Após perder o jogo de ida por 2 x 1 para o Anápolis, o Retrô decide o jogo de volta na Arena Pernambuco. E ao término dos 90 minutos, pode escrever o seu nome na galeria dos clubes campeões.
Como forma de atrair o público, e transformar a sua torcida no 12 jogador, na final da Série D do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Retrô, traçou uma estratégia inusitada. O time de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vai oferecer chope, samba e ingresso grátis para a decisão diante do Anápolis, neste domingo (29/9), às 17h.Vale lembrar, que o ingresso é gratuito para a torcida da Fênix.
A partida será disputada no estádio criado para a Copa do Mundo de 2014, com capacidade para 45,5 mil torcedores. O primeiro jogo da final da Série D entre Anápolis e Retrô, disputado no último domingo, terminou com vitória do time goiano por 2 a 1. Com esse resultado, a equipe pernambucana precisa de uma vitória por dois gols ou mais de diferença para ser campeão.
Um triunfo do Retrô por apenas um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Curiosamente, a equipe avançou em todas as fases do mata-mata da Série D na disputa por penalidades. Primeiro, eliminou o América-RN dessa forma. Nas oitavas de final, a vítima foi o Manauara. Nas quartas, o Brasiliense – em jogo que valeu o acesso à Série C -. Na semifinal, o Itabaiana.
Segundo alguns jogadores, comissão técnica e dirigentes, o sucesso do Retrô na Série D do Brasileiro é fruto da religiosidade manifestada dentro do clube. De acordo com os jogadores, diferentemente de outros times no país, a equipe de Pernambuco dá liberdade aos atletas.
O Retrô conta com o fator casa como triunfo na Série D. Em 11 partidas como mandante, a Fênix de Camaragibe soma oito vitórias, um empate e duas derrotas – com 75,75% de aproveitamento. Em três oportunidades, a equipe azulina venceu por dois ou mais gols de diferença: Jacuipense(3×1), Sergipe (5×0) e Manauara (2×0).
O Retrô-PE enfrenta o Anápolis em jogos de ida e volta na decisão da Série D, buscando um inédito título nacional. Caso o Retrô levante a taça, Pernambuco entra na seleta lista de estados com campeões brasileiros nas quatro divisões nacionais. Os outros são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Com forte investimento em infraestrutura e a contratação de medalhões como o atacante Fernandinho, que já passou por clubes como Flamengo, Grêmio e São Paulo, o Retrô tem se destacado no cenário do futebol pernambucano. A equipe vem desafiando as principais potências do estado, consolidando-se como uma força de respeito. O resultado veio dentro de campo, visto que foi vice-campeão estadual em 2022 e 2023.
Na Série D deste ano, o Retrô faz uma campanha memorável e já conquistou o acesso para a Série C 2025. Depois de terminar a primeira fase na segunda colocação do grupo 4, com 26 pontos, a Fênix eliminou o América-RN, Manauara, Brasiliense e Itabaiana.
Severino Lopes
PB Agora