Treze e Nacional de Patos, precisando de reabilitação, se enfrentaram na noite desta quinta-feira (06), no estádio Amigão, em Campina Grande, pela quarta rodada do Campeonato Paraibano de 2021. Assim como na estreia contra o Atlético de Cajazeiras, Birungueta foi o homem da noite, marcando duas vezes e virando o jogo, garantindo a vitória do Galo por 2 a 1.
Os treinadores tiveram que mexer em suas equipes. O alvinegro, depois das quatro dispensas da semana passada, sendo dois do time titular, acabou promovendo a entrada de Romeu e a estreia de Vitor no meio-campo do time de Marcelinho Paraíba. Já Warley Santos escalou a equipe sem nenhum centroavante de ofício, jogando com dois volantes e quatro meio-campistas de criação do meio para frente.
O primeiro lance de perigo do jogo veio aos 19 minutos, quando Emerson cobrou lateral da esquerda, João Leonadro desviou e cabeça e, na pequena área, Jairinho deu uma puxeta de esquerda, e a bola carimbou o poste esquerdo do goleiro do Naça.
Mostrando as mesmas dificuldades de sair para o ataque da partida contra o Campinense, também no Amigão, o Verdão só arriscou aos 33 minutos, quando Araújo Love chutou forte de fora da área, mas mandou a direita da trave de Jeferson.
Dois minutos depois, novamente Araújo Love soltou a bomba de canhota do meio da rua, e desta vez a bola descaiu rapidamente e assustou, passando por cima do gol trezeano.
Perto do intervalo do jogo, aos 43 minutos, a bola foi cruzada por Gabriel Paulino, Vitor Xavier dividiu com a defesa do Galo pelo alto e a bola sobrou para Fernando Pires, que bateu da entrada da área de direita, no canto direito de Jeferson, para abrir o placar para o Nacional de Patos.
Segundo tempo
Mal começou a segunda etapa e o Galo empatou a partida. Aos 3 minutos, Birungueta recebeu na direita e bateu cruzado, um chutaço no canto direito do goleiro patoense para deixar tudo igual no Amigão. É o quarto gol do jogador no Campeonato Paraibano.
O Treze demorou, mas tentou ampliar. Aos 13, Sony Anderson fez jogada pela esquerda e tocou para a grande área, onde Vitor apareceu sozinho para finalizar, mas o chute de canhota saiu a esquerda da meta patoense.
Dois minutos mais tarde, quase veio a virada. Birungueta cruzou da direita e João Leonardo girou de direita na entrada da pequena área, e Camilo fez ótima intervenção para mandar a bola para escanteio.
Empolgado no jogo, o Galo pressionava e mais uma chance aconteceu. Sony Anderson entrou com todo gás na esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Breno. Na cobrança, aos 17 minutos, Birungueta ampliou sua artilharia no estadual, chegou ao quinto gol, virou a partida e colocou o Treze na frente do placar.
E o homem estava animado. Aos 37, Birungueta chutou forte da entrada da área e Camilo foi buscar a bola que iria no seu ângulo esquerdo. Na sobra, após bate-rebate na pequena área, por pouco o ataque galista não empurrou a bola para o gol, mas a defesa conseguiu afastar.
Antes de acabar o jogo, aos 45, o arqueiro nacionalino mais uma vez evitou o terceiro gol depois de Marcelo Júnior fazer boa jogada e tocar a medida para Sony Anderson concluir, mas o camisa 12 do Naça operou um milagre e salvou seu time mais uma vez.
Com este triunfo, o Treze chegou aos 7 pontos e é o vice-líder do torneio, com três pontos a menos que o Botafogo-PB. O Galo volta a campo na quinta-feira (13), quando irá visitar o Sousa, no Marizão. O Nacional de Patos segue com 2 pontos e pode terminar a rodada na lanterna caso o Atlético de Cajazeiras pontue no Clássico contra o Sousa. O próximo jogo do Canário do Sertão será diante do São Paulo Crystal, fora de casa.
Ficha técnica
Treze 2 x 1 Nacional de Patos
Campeonato Paraibano de 2021
1ª fase – 4ª rodada
Estádio: Amigão (Campina Grande)
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho; Oberto Santos e Mattheus Tcharles.
Gols: Birungueta (2x) (T); Fernando Pires (N)
Cartões amarelos: Jairinho, Emerson (T); Gabriel Paulino, Gabriel Corrêa (N)
Treze: Jeferson, Júlio Ferrari, Maron, Rômulo, Emerson (Wellington Carioca); Darlan, Romeu (João Ananias), Vítor (Marcelo Júnior), Birungueta; Jairinho (Sony Anderson) e João Leonardo. Técnico: Marcelinho Paraíba.
Nacional de Patos: Camilo, Gabriel Paulino, Breno (Murilo Batalha), Anderson Schmoeller, Elson; LG (Diego Góis), Fernando Pires (Jefferson Carioca), Vitor Xavier (Jean Carlos), Gabriel Corrêa; Gabriel Ceará (Thiago Brito) e Araújo Love. Técnico: Warley Santos.
Voz da Torcida