Treze e Nacional de Patos, precisando de reabilitação, se enfrentaram na noite desta quinta-feira (06), no estádio Amigão, em Campina Grande, pela quarta rodada do Campeonato Paraibano de 2021. Assim como na estreia contra o Atlético de Cajazeiras, Birungueta foi o homem da noite, marcando duas vezes e virando o jogo, garantindo a vitória do Galo por 2 a 1.
Os treinadores tiveram que mexer em suas equipes. O alvinegro, depois das quatro dispensas da semana passada, sendo dois do time titular, acabou promovendo a entrada de Romeu e a estreia de Vitor no meio-campo do time de Marcelinho Paraíba. Já Warley Santos escalou a equipe sem nenhum centroavante de ofício, jogando com dois volantes e quatro meio-campistas de criação do meio para frente.
O primeiro lance de perigo do jogo veio aos 19 minutos, quando Emerson cobrou lateral da esquerda, João Leonadro desviou e cabeça e, na pequena área, Jairinho deu uma puxeta de esquerda, e a bola carimbou o poste esquerdo do goleiro do Naça.
Mostrando as mesmas dificuldades de sair para o ataque da partida contra o Campinense, também no Amigão, o Verdão só arriscou aos 33 minutos, quando Araújo Love chutou forte de fora da área, mas mandou a direita da trave de Jeferson.
Dois minutos depois, novamente Araújo Love soltou a bomba de canhota do meio da rua, e desta vez a bola descaiu rapidamente e assustou, passando por cima do gol trezeano.
Perto do intervalo do jogo, aos 43 minutos, a bola foi cruzada por Gabriel Paulino, Vitor Xavier dividiu com a defesa do Galo pelo alto e a bola sobrou para Fernando Pires, que bateu da entrada da área de direita, no canto direito de Jeferson, para abrir o placar para o Nacional de Patos.
Segundo tempo
Mal começou a segunda etapa e o Galo empatou a partida. Aos 3 minutos, Birungueta recebeu na direita e bateu cruzado, um chutaço no canto direito do goleiro patoense para deixar tudo igual no Amigão. É o quarto gol do jogador no Campeonato Paraibano.
O Treze demorou, mas tentou ampliar. Aos 13, Sony Anderson fez jogada pela esquerda e tocou para a grande área, onde Vitor apareceu sozinho para finalizar, mas o chute de canhota saiu a esquerda da meta patoense.
Dois minutos mais tarde, quase veio a virada. Birungueta cruzou da direita e João Leonardo girou de direita na entrada da pequena área, e Camilo fez ótima intervenção para mandar a bola para escanteio.
Empolgado no jogo, o Galo pressionava e mais uma chance aconteceu. Sony Anderson entrou com todo gás na esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Breno. Na cobrança, aos 17 minutos, Birungueta ampliou sua artilharia no estadual, chegou ao quinto gol, virou a partida e colocou o Treze na frente do placar.
E o homem estava animado. Aos 37, Birungueta chutou forte da entrada da área e Camilo foi buscar a bola que iria no seu ângulo esquerdo. Na sobra, após bate-rebate na pequena área, por pouco o ataque galista não empurrou a bola para o gol, mas a defesa conseguiu afastar.
Antes de acabar o jogo, aos 45, o arqueiro nacionalino mais uma vez evitou o terceiro gol depois de Marcelo Júnior fazer boa jogada e tocar a medida para Sony Anderson concluir, mas o camisa 12 do Naça operou um milagre e salvou seu time mais uma vez.
Com este triunfo, o Treze chegou aos 7 pontos e é o vice-líder do torneio, com três pontos a menos que o Botafogo-PB. O Galo volta a campo na quinta-feira (13), quando irá visitar o Sousa, no Marizão. O Nacional de Patos segue com 2 pontos e pode terminar a rodada na lanterna caso o Atlético de Cajazeiras pontue no Clássico contra o Sousa. O próximo jogo do Canário do Sertão será diante do São Paulo Crystal, fora de casa.
Ficha técnica
Treze 2 x 1 Nacional de Patos
Campeonato Paraibano de 2021
1ª fase – 4ª rodada
Estádio: Amigão (Campina Grande)
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho; Oberto Santos e Mattheus Tcharles.
Gols: Birungueta (2x) (T); Fernando Pires (N)
Cartões amarelos: Jairinho, Emerson (T); Gabriel Paulino, Gabriel Corrêa (N)
Treze: Jeferson, Júlio Ferrari, Maron, Rômulo, Emerson (Wellington Carioca); Darlan, Romeu (João Ananias), Vítor (Marcelo Júnior), Birungueta; Jairinho (Sony Anderson) e João Leonardo. Técnico: Marcelinho Paraíba.
Nacional de Patos: Camilo, Gabriel Paulino, Breno (Murilo Batalha), Anderson Schmoeller, Elson; LG (Diego Góis), Fernando Pires (Jefferson Carioca), Vitor Xavier (Jean Carlos), Gabriel Corrêa; Gabriel Ceará (Thiago Brito) e Araújo Love. Técnico: Warley Santos.
Voz da Torcida
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…