Milionária e cobiçada. A mais democrática competição esportiva do País garante vaga direta ao campeão para a Libertadores. A Copa do Brasil inicia sua edição de 2024 hoje, terça-feira (20/02). São 92 clubes em disputa, de todas as regiões do país, das Séries A a D e até “sem divisão”, reforçando a alcunha de “competição mais democrática do país”.
Nesta 1ª fase, são 80 times divididos em 40 confrontos de jogo único, e os visitantes têm a vantagem de se classificar com um empate. O torneio abre oficialmente às 16h30, com Porto Velho x Remo, no Aluizão, e às 20h tem Nova Venécia x Botafogo-SP, no José Olímpio da Rocha.
Outras 12 equipes entram direto na 3ª fase.
Nesta etapa, o torneio é disputado em jogo único, e os visitantes se classificam em caso de vitória ou até de empate. Quem joga fora de casa tem esta vantagem porque está melhor colocado no Ranking da CBF em relação ao adversário.
Os 40 vencedores sabem quem são seus próximos rivais, já que o sorteio foi feito por chaves com quatro times cada.
Serão 20 partidas no total entre esta terça e a próxima quinta, com as 20 restantes na próxima semana. As equipes que entram em ação neste primeiro momento classificaram-se por estaduais ou critérios estabelecidos por federações locais – entre eles, sete campeões: Cruzeiro, Sport, Vasco, Internacional, Juventude, Criciúma e Corinthians.
Os representantes da Paraíba, Treze e Sousa, só entram em campo nesta quarta-feira, (21). O Sousa-PB enfrenta o Cruzeiro, às 19h15 – no Marizão, enquanto o Treze, atual campeão paraibano, enfrenta o ABC, às 19h30 no Amigão em Campina Grande.
O duelo entre Sousa e Cruzeiro pela 1ª fase da Copa do Brasil 2024, traz à tona não somente os sonhos dos clubes, que almejam avançar para a 2ª fase da competição, como colocam frente a frente duas invencibilidades. O Dinossauro já faz tempo que não perde em casa enquanto que Raposa mineira, também vem de uma longa invencibilidade longe de seus domínios.
Atual vice-campeão do Campeonato Paraibano, o Sousa está de volta à Copa do Brasil depois de duas temporadas longe. Para esse jogo, o Dinossauro carrega consigo uma longa série invicta quando joga no Marizão. A última derrota na Cidade Sorriso foi em 25 de janeiro de 2023, para o Campinense, pelo estadual. Agora, o time vai ter pela frente mais uma Raposa, mas a mineira.
Já o Cruzeiro vai entrar no campo do Marizão vivendo um momento promissor quando joga distante do Mineirão. Com seis títulos conquistados na Copa do Brasil, a Raposa quer manter sua hegemonia na competição nacional.
Severino Lopes
PB Agora