Copa do Mundo 2030 será em 6 países, com jogos de abertura na América do Sul

PUBLICIDADE

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (4) que Argentina, Uruguai e Paraguai serão sedes das partidas de inauguração da Copa do Mundo 2030.

De acordo com a entidade, o torneio será disputado em seis países: Portugal, Espanha, Marrocos, Argentina, Uruguai e Paraguai.

A abertura será na América do Sul, enquanto o restante das partidas acontecerá depois na Europa (onde será a final) e na África.

Todas essas seis seleções já estarão automaticamente classificadas para o torneio.

Em entrevista coletiva, o presidente da instituição, Alejandro Domínguez, afirmou que o duelo inicial do Mundial será no Estádio Centenário, em Montevidéu, capital do Uruguai.

Também haverá partidas em Argentina e Paraguai, em sedes ainda indefinidas.

De acordo com Domínguez, a Fifa ainda dará mais detalhes de como será o funcionamento da Copa-2030.

“Mais detalhes serão dados pela organização e pela própria Fifa. Mas é um feito histórico, e a Conmebol está feliz. Estamos honrando a memória dos que nos antecederam. E hoje estamos à altura de agradecer de volta a confiança que a Fifa e nossos colegas nos deram nessa data histórica”, afirmou o paraguaio.

“As três partidas inaugurais (da Copa) serão aqui. Vai começar pelo Uruguai, e depois a Fifa dará mais detalhes com respeito a como será em Argentina e Paraguai. Reitero que a decisão já está tomada de todas as formas, e a Fifa agora tem que fazer o trabalho para que as cidades-sede cumpram com os requisitos para serem sedes de um Mundial”, acrescentou.

De acordo com o presidente da Federação Paraguaia de Futebol, Robert Harrison, que também participou da coletiva, o restante da Copa será jogado em outros países posteriormente.

“O evento se originará na América do Sul, com os jogos inaugurais nos três países. Logo, será transladado a Portugal, Espanha e Marrocos”, ressaltou.

As explicações da Fifa

Em comunicado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, explicou a decisão de fazer a Copa em seis países e três continentes.

“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, entrou em acordo de forma unânime para celebrar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi jogada no Uruguai em 1930, da forma mais apropriada possível. Como resultado disso, a celebração irá acontecer na América do Sul, em três países: Uruguai, Argentina e Paraguai. Cada um deles organizará uma partida da Copa do Mundo 2030”, afirmou.

“A primeira partida, obviamente, será jogada no estádio em que tudo começou: o mítido Centenário de Montevidéu. Isso será precisamente para celebrar o centenário da Copa do Mundo da Fifa”, seguiu.

“O Conselho da Fifa também entrou em acordo de forma unânime para considerar vencedora a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos para ser sede da Copa do Mundo 2023. Dois continentes, Europa e África, unidos não só em uma celebração do futebol, mas também promovendo coesão social e cultural. É uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão”, complementou.

ESPN

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereadora campinense Dra. Carla anuncia rompimento político com ex-marido

Em entrevista à imprensa a vereadora Dra. Carla, do Podemos de Campina Grande, disse que…

25 de setembro de 2024

Gusttavo Lima assegura ações judiciais: “Reparação por todo o dano causado”

Na noite de ontem (24), Gusttavo Lima, até então foragido da justiça, por meio da…

25 de setembro de 2024

Justiça do RJ determina que mentor da ‘Barbárie de Queimadas’ deve cumprir pena na PB

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu ontem (24), que Eduardo…

25 de setembro de 2024

Polícia prende homem que tentou agredir clientes de um restaurante com uma tesoura no centro de JP

A polícia agiu ontem (24), rápido e prendeu um homem suspeito de invadir um restaurante…

25 de setembro de 2024

Veneziano confirma cadastro da Oficina Ortopédica e liberação de R$ 9 milhões para reformar unidades de saúde em CG

O Presidente em exercício do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou nesta…

25 de setembro de 2024

Paraíba quase quadruplica, em números absolutos, volume de investimentos com recursos próprios

Com a manutenção da gestão fiscal equilibrada, o Governo da Paraíba expandiu em 268% o…

24 de setembro de 2024