Com cinco equipes da Série A, a Copa do Nordeste começou. Considerada a maior competição regional do país, a edição 2025 da Copa do Nordeste conta com 16 clubes, distribuídos em dois grupos com oito. O atual campeão é o Fortaleza, que busca o tetracampeonato.
Maior torneio regional de clubes do País, a Copa do Nordeste 2025 iniciou sua fase de grupos ontem, terça-feira (21/01) com um jogo entre CSA e Confiança no Rei Pelé, em Maceió, em confronto válido pelo Grupo B. O CSA levou a melhor, e venceu pelo placar de 2 x 1.
Mais quatro partidas estão marcadas para quarta-feira, e outras três fecham a primeira rodada da competição na quinta.
Único representante da Paraíba na competição, o Sousa estreia nesta quinta-feira diante do Altos, às 19h no Marizão. O campeão paraibano também disputa a Copa do Brasil neste primeiro semestre.
Com 16 equipes, a Copa do Nordeste 2025 apresenta uma mudança importante no regulamento em relação aos últimos anos. A partir de agora, os oito times de cada grupo jogam a primeira fase dentro de suas respectivas chaves, e não mais com a oposta.
A definição dos grupos foi feita por sorteio, realizado na semana passada pela CBF, no Rio. Houve direcionamento de modo que os dois clubes de um mesmo estado mais bem colocados no ranking nacional não integrassem a mesma chave.
Assim, o Grupo A tem Sport, Fortaleza, Vitória, CRB, Ferroviário, Altos, Sousa e Moto Club. O Grupo B, por sua, conta com Ceará, Bahia, Sampaio Corrêa, CSA, Náutico, Confiança, América-RN e Juazeirense.
A competição terá a 1ª fase, que é a fase de grupos, com 16 clubes dividido em dois grupos de oito. Depois, teremos as fases de mata-mata, das quartas de final até a final. Prevista para acontecer até março, a primeira fase da Copa do Nordeste 2025 terá sete rodadas e classificará os quatro melhores de cada grupo para as quartas de final, que inicialmente estão marcadas para junho. No mesmo mês devem acontecer as partidas semifinais. Todas as fases são em jogo único.
A fase de grupos conta com cada time enfrentando os clubes do próprio grupo, diferentemente das últimas edições. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final.
As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogo único, com vantagem de mando para o time de melhor campanha. Nessa fase, os clubes de um grupo enfrentam os classificados do outro.
A finalíssima será disputada em jogos de ida e volta. Vale lembrar que o campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada na 3ª fase da Copa do Brasil de 2026; caso o clube campeão venha a conquistar esta vaga por sua participação na Conmebol Libertadores de 2026 ou por outro critério constante no Regulamento da Copa do Brasil, passará a vaga para o clube vice-campeão, e assim sucessivamente.
O Campinense é o único campeão paraibano da competição, conquistado em 2013.
Severino Lopes
PB Agora
Os motoristas de ônibus de João Pessoa sinalizaram a possibilidade de entrar em greve na…
O resultado preliminar das provas objetivas do concurso da PB Saúde foi publicado nessa terça-feira…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB),…
Ontem (21), o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomendou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária…
A Guarda Civil Municipal de Conde foi acionada, ontem (21), para investigar um caso de…
O Sistema Opinião de Comunicação, que controla a TV Manaíra e TV Borborema na Paraíba,…