Categorias: Esportes

Corinthians bate o São Paulo por 2X1

PUBLICIDADE

Foi do jeito que o corintiano gosta. Se gosta, ninguém provou cientificamente. Mas é assim que a história escreve os capítulos mais emocionantes do clube do Parque São Jorge. A oito segundos do apito final, um golaço do volante Cristian tirou a vantagem que o São Paulo tinha na semifinal do Campeonato Paulista. O placar de 2 a 1, que reluzia na tarde deste domingo no estádio do Pacaembu, deu ao Timão o direito de jogar por um empate no próximo fim de semana para ir à decisão do Paulistão – contra Santos ou Palmeiras.

O duelo começou antes mesmo do apito inicial. O técnico corintiano, Mano Menezes, divulgou a sua escalação com 13 jogadores – além dos 11, deixou duas dúvidas no ar – e mandou os reservas aquecerem junto com os titulares. Tudo para tentar confundir o rival. Na hora da partida começar, a surpresa veio mais uma vez do lado corintiano. Mano armou a equipe com três atacantes: Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho. No São Paulo, o técnico Muricy Ramalho, como todos esperavam, escalou o 3-5-2, com Rodrigo entrando na vaga do machucado Zé Luís.

A bola rolou e o torcedor corintiano precisou de apenas 20 segundos para levantar – alguns nem tinham sentado ainda – da arquibancada. Douglas foi à linha de fundo e o seu cruzamento tinha a cabeça de Ronaldo como destino, mas a zaga tricolor conseguiu desviar antes para escanteio. Pouco depois, o Fenômeno protagonizou um lance que não costuma fazer parte do seu repertório. Ao dividir uma bola com André Dias, entrou por cima, solando, e levou cartão amarelo. O vermelho nem seria exagero…

O Corinthians era melhor no início da partida, principalmente explorando o seu lado esquerdo, com Douglas, André Santos e até Ronaldo caindo por ali. Para equilibrar o jogo, o São Paulo apostou na sua principal jogada: a bola levantada na área. Aos 18 minutos, Jorge Wagner cruzou da esquerda e quase pegou Felipe desprevenido. No reflexo, o goleiro do Timão salvou. Aos 24, Felipe não segurou. Novamente Jorge Wagner levantou a bola e Miranda desviou para o gol. O zagueiro saiu para comemorar, mas o lance teve duas irregularidades não assinaladas pelo trio de arbitragem: 1) no momento do lançamento, Miranda empurrou Chicão, tirando o corintiano de combate; 2) quando a bola saiu do pé de Jorge Wagner, Miranda estava 30 centímetros impedido.

Em maioria no Pacaembu, a Fiel não desanimou e passou a incentivar ainda mais. A resposta veio aos 28. Em linda jogada, Elias invadiu a área e tocou com o bico esquerdo no canto de Rogério Ceni. O goleiro tricolor, que acabava de sofrer o seu milésimo gol, nem se mexeu.

Aí foi a vez do Tricolor reagir. A essa altura, Muricy já tinha trocado Arouca, machucado, por Joilson. Nos minutos finais, o São Paulo teve duas chances claras de gol e não fez. Aos 38, depois de uma furada ridícula de Alessandro, Borges ficou livre na cara de Felipe, mas o goleiro cresceu e fez linda defesa. Aos 44, Elias marcou o seu segundo gol da tarde. Na verdade não marcou, mas foi como se tivesse marcado. Miranda completou cobrança de escanteio de cabeça e Elias salvou, também de cabeça, em cima da linha. E comemorou muito!

O Timão retornou melhor para o segundo tempo e teve a vida facilitada aos 11 minutos, quando André Dias foi expulso. Numa bobeira de Jorge Wagner, Elias roubou a bola e recebeu um encontrão do zagueiro. O árbitro Salvio Spinola Fagundes Filho deu vantagem, Ronaldo quase desempatou – Rogério Ceni defendeu –, mas, pela força do lance, o juiz voltou para mostrar o cartão amarelo para André Dias. Como era o segundo, levou o vermelho.

Com um jogador a mais, o Corinthians, enfim, passou a apostar no esquema com três atacantes. Dentinho e Jorge Henrique aberto nas pontas e Ronaldo enfiado pelo meio. Aos 14, o Fenômeno teve mais uma oportunidade e foi travado pela zaga. Aos 15, Jorge Henrique perdeu chance quase debaixo da trave.

A resposta veio num chute de longe de Jorge Wagner, aos 18. A bola desviou em Chicão e exigiu grande defesa de Felipe. Outro tentativa de longa distância foi aos 29, mas do outro lado. Douglas arriscou, Ceni se posicionou para encaixar a bola, mas ela tocou no seu braço e escapou. O camisa 1 escapou de levar um frango graças à trave. Pouco depois, o capitão tricolor se redimiu ao defender um chute forte de Elias, que recebeu passe de Dentinho.

 

Quando ninguém esperava por mais nada e o empate já parecia agradar aos dois lados, surgiu o pé direito de Cristian. A 18 segundos de acabar o acréscimo dado pelo árbitro, o volante acertou uma bomba no canto esquerdo de Rogério Ceni. E correu como um louco para comemorar com a torcida. Se muitos já tinham desistido, a Fiel sabia que até a última hora tudo pode acontecer. E aconteceu: Timão 2 a 1.

Até o reencontro, domingo que vem no Morumbi, os dois times terão compromissos complicados e fora de casa na quarta-feira: o Timão enfrentará o Misto, em Campo Grande, pela Copa do Brasil; e o Tricolor viajará até a Colômbia para jogar contra o Independiente Medellín, pela Taça Libertadores da América.

 

Globo.com

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Motociclista morre após colisão com fiteiro em Campina Grande

Na manhã deste domingo (05), um grave acidente resultou na morte de um motociclista em…

5 de janeiro de 2025

Atacante do Botafogo-PB sofre injúria racial nas redes sociais

O atacante camaronês do Botafogo-PB, Paul Henry, foi alvo de injúria racial nas redes sociais…

5 de janeiro de 2025

Jovem é morto em troca de tiros em cidade paraibana

Na noite deste sábado (04), um jovem foi morto a tiros próximo à Escola José…

5 de janeiro de 2025

PM frustra ataque de grupo criminoso, apreende armas e farta quantidade de munição

A Polícia Militar frustrou um ataque criminoso e impediu novos delitos ao prender três acusados…

5 de janeiro de 2025

Primeira noite do Festival Forró Verão lota Busto de Tamandaré e faz o público dançar

A abertura da segunda edição do Festival Forró Verão 2025, neste sábado (04), contou com…

5 de janeiro de 2025

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

A Paraíba ganhou destaque nacional por ser o Estado que deve registrar o maior crescimento…

5 de janeiro de 2025