O Corinthians jogou pela primeira vez no horário matutino do Campeonato Brasileiro e não decepcionou os mais de 40.000 torcedores presentes em Itaquera neste domingo. Diante do Joinville, o líder voltou a vencer após os empates por 3 a 3 com o Palmeiras e por 1 a 1 com o Grêmio. Fez 3 a 0, com gols de Malcom no primeiro tempo e de Uendel e Vagner Love no segundo, e ganhou tranquilidade para acompanhar a sequência da 25ª rodada.
Agora com 54 pontos ganhos, o Corinthians tem provisoriamente seis de vantagem para o segundo colocado Atlético-MG, com clássico contra o Cruzeiro a disputar ainda neste domingo, no Mineirão. A situação é completamente oposta à do Joinville, que seguiu com somente 22, na penúltima posição e cada vez mais próximo do rebaixamento para a Série B.
Corinthians e Joinville entrarão em ação novamente na noite de quarta-feira. Enquanto o líder tentará ampliar a distância para os seus concorrentes diante do Internacional, no Beira-Rio, a agremiação catarinense buscará a reabilitação contra o Sport, na Arena Joinville.
Ponte massacra no 1º tempo e acaba com série do Santos
Assim, a Macaca colocou fim à série invicta do time comandado por Dorival Júnior, que já durava 13 partidas, sendo 10 só no Brasileiro. Para deixar o sentimento ruim da derrota ainda pior, os três pontos perdidos pelo alvinegro praiano acabaram com a chance do clube entrar no G4, pelo menos por enquanto. Desde 2010 o Santos não alcança o pelotão de cima e a equipe tinha exatamente este objetivo em Campinas.
Todos os gols da Ponte foram marcados no primeiro tempo. Abusando das jogadas em velocidade, pelas pontas, a equipe ponte-pretana abriu o placar com Bady, depois de rebote dado por Vanderlei. Ferron marcou o segundo, de cabeça, após confusão na área, e Borges fechou o placar, em linda jogada de Felipe Azevedo e Rodinei. Nos acréscimos da segunda etapa, Rafael Longuine descontou.
Neste domingo, a Ponte Preta mostrou que é mesmo a pedra no sapato do Peixe neste ano. A equipe foi a única a vencer o Santos na primeira fase do Campeonato Paulista (3 a 1), arrancou um empate na Vila Belmiro, pelo primeiro turno do Brasileiro (2 a 2) e agora impõe apenas a segunda derrota de Dorival Júnior sob o comando do Peixe.
A vitória faz o técnico Doriva e a torcida ponte-pretana respirarem aliviados. A derrota para o Vasco na rodada anterior deixou o clima pesado, inclusive com protestos violentos na apresentação da equipe. Agora, a Macaca chega aos 31 pontos e foge da zona do rebaixamento, depois de seis jogos sem vencer.
Já o Santos, que vinha embalado, principalmente pela boa vitória em cima do São Paulo na quarta-feira passada, estaciona nos 37 pontos e vê o sonho de chegar ao G4 um pouco mais longe.
Com pouco tempo para comemorar ou lamentar, os dois times entram em campo já na quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. A Ponte Preta visita o Goiás, no Serra Dourada, às 19h30, enquanto o Santos recebe o Atlético-MG, às 22 horas, na Vila Belmiro.
Macaca avassaladora
O primeiro tempo da partida no Majestoso foi melhor do que o mais otimista torcedor da Ponte Preta poderia esperar. O time da casa mostrou atitude e soube controlar o jogo, principalmente em função do trio ofensivo formado por Biro Biro, Felipe Azevedo e Borges. As jogadas pelas pontas deixaram o Peixe perdido.
Logo aos 8 minutos, Vanderlei espalmou de forma esquisita um chute de fora da área. No rebote, o camisa 1 fez uma grande defesa em batida de Borges, porém, em outra sobra, Bady mandou para o fundo do gol.
O Santos, que não costuma de abater quando leva gols, principalmente no primeiro tempo, foi foi cima e tentava, a todo momento, procurar a inspiração de Lucas Lima. E em um bom passe do camisa 20, Ricardo Oliveira recebeu dentro da área e bateu forte, rasteiro. Marcelo Lomba voou na bola e fez grande defesa.
Os torcedores da Macaca, então, respiraram aliviados no lance seguinte. Cobrança de falta na área e Vanderlei acabou sendo atropelado por David Braz, seu companheiro de equipe. Na sequência da jogada, Renato Chaves tocou, de cabeça, para o miolo e Ferron, também de cabeça, só empurrou para o gol. 2 a 0 antes mesmo da primeira parada médica do jogo.
O duelo era bom e aberto. O Peixe mais uma vez não abaixou a cabeça e por pouco não diminuiu. Gabriel recebeu bola de Lucas Lima, cortou para dentro e bateu com categoria, tirando do goleiro, mas o travessão evitou o gol santista.
Marcelo Lomba ainda precisou trabalhar em finalização de Ricardo Oliveira, poucos minutos depois. Mas, antes dos times irem para os vestiários, a Ponte Preta chegou ao inesperado terceiro gol.
Em rápido contra-ataque, Felipe Azevedo tabelou com Rodinei e finalizou. A bola explodiu na trave e ficou limpa para Borges, quase em cima da linha, estufar as redes para colocar fim a uma primeira etapa espetacular para o time de Campinas.
Hora de administrar
Em busca de uma reação quase que milagrosa, Dorival Júnior partiu para o ataque colocando Neto Berola no lugar do lateral Daniel Guedes, que sofreu com os atacantes da Ponte durante todo o primeiro tempo e já havia levado um cartão amarelo.
Em cinco minutos, Berola acabou causando um cartão amarelo para Josimar e sofreu uma falta a um passo da linha da área.
Neste ritmo, o Santos forçava as jogadas rápidas no ataque. Gabriel arriscou de longe aos 7 minutos, mas a bola acabou subido. O time da casa, então, passou a apostar apenas nos contra-ataques.
Aos 9 minutos, jogada ensaiada do Peixe e Zeca colocou a bola na cabeça de Gustavo Henrique, que testou firme, mas Lomba fez mais uma linda defesa.
Com o time aberto e dando muitos espaços, o alvinegro praiano passou a sofrer com os rápidos contra-ataques da Ponte Preta. Aos 15 minutos, Biro Biro teve a chance de marcar o quarto gol, ao ficar cara a cara com Vanderlei. A finalização, porém, foi ruim e o camisa 1 do Peixe defendeu com tranquilidade.
Aos poucos, o Santos foi perdendo sua força. O time sentiu o cansaço da maratona de jogos a que vem sendo submetido e também encontrou muitas dificuldades para jogar no péssimo gramado do estádio Moisés Lucarelli.
Já a Ponte Preta teve duas grandes chances de ampliar sua vitória. Felipe Azevedo e Alexandro pararam em Vanderlei, que evitou uma goleada em Campinas.
Por outro lado, Marcelo Lomba também não fez por menos. O goleiro da Ponte defendeu uma bola espetacular de Gustavo Henrique e segurou a vitória da Macaca. Apenas nos acréscimos, o Santos diminuiu com Rafael Longuine, depois de bonita assistência de Leandro, mas, a reação era tardia, e a vitória ficou com a Ponte.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 3 X 1 SANTOS
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data: 13 de setembro de 2015, domingo
Horário: 11h00 (Horário de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP)
Público: 8.273 torcedores
Renda: R$ 208.610,00
Cartões amarelos: Josimar, Borges, Fernando Bob, Felipe Azevedo e Renato Chaves (Ponte); David Braz e Daniel Guedes (Santos)
GOLS:
PONTE PRETA: Bady, aos 8, Ferron, aos 22, e Borges, aos 43 minutos do primeiro tempo.
SANTOS: Rafael Longuine, aos 47 minutos do segundo tempo.
PONTE PRETA: Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Ferron e Gilson; Josimar (Elton), Fernando Bob e Bady (Juninho); Felipe Azevedo, Biro Biro e Borges (Alexandro)
Técnico: Doriva
SANTOS: Vanderlei, Daniel Guedes (Neto Berola), David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Lucas Otávio, Renato e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel (Rafael Longuine), Gabriel (Leandro), Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Jr
Gazeta Esportiva
Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB) foi protagonista no evento…
Uma eventual candidatura do cantor Gusttavo Lima à sucessão presidencial em 2026 é avaliada como…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo deu início, neste…
A Prefeitura de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (6), o calendário de pagamento do Auxílio…
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca organizadora do concurso para…
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento para os…