Categorias: Esportes

Corte de cabelo de Jefferson fere regra, e TJD promete analisar o caso

PUBLICIDADE

O Botafogo venceu o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara e teve Jefferson como o seu grande destaque. O goleiro alvinegro conseguiu parar os atacantes rivais e foi decisivo para a vitória por 2 a 0. Além das defesas, o goleiro chamou atenção também pelo estilo do cabelo. Homem de fé, ele fez homenagem com desenho de um peixe na cabeça. O símbolo religioso que significa prosperidade configura desrespeito às regras da Fifa. O TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva) promete analisar o caso com atenção para definir se cabe uma denúncia contra o jogador. Não há, porém, possibilidade de o jogador ficar fora da final do Campeonato Carioca em caso de uma possível punição.

De acordo com a International Football Association Board, entidade ligada à Fifa e que determina as regras do futebol, é proibida a divulgação de qualquer mensagem religiosa dentro de campo pelos atletas. O artigo destaca que o jogador que infringir tais regras será sancionado pelo órgão responsável pela organização do torneio.
 

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva também não aceita tais manifestações. O TJD-RJ irá analisar o caso e não descarta denunciar Jefferson por causa do desenho na cabeça feito especialmente para o jogo contra o Flamengo. E o Botafogo confirmou a alusão à religião do goleiro.

 

 
“É um caso novo e, a princípio, não tenho nenhuma objeção. Não vejo problemas de um cidadão explicitar a sua preferência religiosa. Mas o Código é extenso e não é possível saber todos os pontos dele”, destacou José Teixeira Fernandes, presidente do TJD-RJ. O mandatário ressalta, no entanto, que o assunto estará na pauta do Tribunal.
 

 

“Faremos uma apuração mais profunda. Se houver alguma ofensa à regra, vamos fazer a denúncia. Vamos pesquisar e não descarto [punição]”, completou Fernandes. De acordo com o presidente, se for o caso de Jefferson ser denunciado, não há tempo para a definição do caso nesta semana pois o atleta terá que ser notificado. O prazo seria de dez dias para um hipotético julgamento – que poderia terminar com absolvição, multa, suspensão ou advertência. Portanto, não há risco de o goleiro ser baixa para a final com o Vasco.

 

 
Os penteados diferentes de Jefferson não são novidades. O camisa 1 alvinegro costuma fazer desenhos, que se destacam com a cabeça raspada. Ele já fez declaração de amor para a esposa Michele com um corte. Também deixou uma estrela na cabeça, para lembrar o Botafogo.

 

 
Classificado para a decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Botafogo inicia preparação para o duelo com o Vasco nesta terça-feira. O clube alvinegro precisa da vitória para levantar a taça, já que fez campanha pior que o rival na primeira fase.
 

 

 

 

UOL

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Justiça concede direito de resposta a Cícero após acusações contra sua filha em guia de Queiroga

A Justiça Eleitoral determinou que o candidato à reeleição em João Pessoa, Cícero Lucena, terá…

20 de setembro de 2024

Protesto contra paralisação das obras de rodovia interdita PB-073 no brejo paraibano

Parte da rodovia PB-073, na região do Brejo paraibano, foi interditada nesta sexta-feira por manifestantes…

20 de setembro de 2024

Pesquisa Datavox: 69,6% dos eleitores acreditam na reeleição de Dona Aline, em Belém

Pesquisa realizada pelo Instituto Datavox, contratada pelo portal PB Agora, divulgada nesta sexta-feira (20), também…

20 de setembro de 2024

Renata lidera rejeição na disputa pela prefeitura de Belém, aponta pesquisa PBAgora/Datavox; veja números

Pesquisa do Instituto Datavox, contratada pelo portal PB Agora e divulgada nesta sexta-feira (20), revela…

20 de setembro de 2024

Menino de seis anos é assassinado a golpes de faca e tem cabeça decepada no bairro de Mangabeira

Um assassinato brutal foi registrado na manhã desta sexta-feira (20), no bairro de Mangabeira, em…

20 de setembro de 2024

MPF denuncia envolvidos em fraude à licitação para construção de escola em Pedra Branca

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quatro pessoas por fraude à licitação destinada a construção…

20 de setembro de 2024