O Criciúma aproveitou pênalti inexistente, bateu o São Paulo por 1 a 0 neste domingo, no Heriberto Hülse, e se manteve fora da zona do rebaixamento faltando apenas uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time catarinense aparece na 15ª colocação, com 46 pontos, a dois do Vasco, que neste momento é a primeira equipe na faixa da degola. Já os paulistas, que apenas cumprem tabela nesta reta final, estão na nona posição, com 50.
Empurrado por excelente público, o Criciúma precisou de apenas um minuto de bola rolando para abrir o placar. Wellington Paulista bateu com categoria pênalti sofrido por Suelliton e equivocadamente assinalado pela arbitragem – o lateral estava impedido e ainda mal foi tocado por Lucas Evangelista.
O time da casa não se acomodou após o gol precoce e teve as melhores chances para ampliar a vantagem até o intervalo. Ewerton Páscoa, livre na área, bateu para fora, enquanto Lins parou em grande defesa de Rogério Ceni. Do outro lado, Luís Fabiano e Welliton, ambos alçados à condição de titular por Muricy Ramalho na partida, falharam nas únicas oportunidades que tiveram.
O segundo tempo foi sonolento em Criciúma. Galatto foi bem nas poucas vezes que foi exigido pelos tricolores, enquanto Fabinho parou em defesa de Rogério Ceni na melhor chance dos donos da casa.
O São Paulo encerra a participação no Brasileiro no próximo domingo, quando recebe o desesperado Coritiba em Itu. No mesmo dia, o Criciúma tenta decretar a permanência na Série A diante do Botafogo, no Rio de Janeiro.
Terra