Entre os dias 22 e 25 de março de 2018, acontecerá o II Campeonato Paraibano de Debates (II CPD), realizado pela Tribuna – Sociedade de Debates.
O movimento de debates surgiu há oito anos no Brasil com a criação da Sociedade de Debates da UFC e posteriormente do Instituto Brasileiro de Debates. O objetivo é discutir temas relevantes para a política, economia, sociedade, filosofia, e ao mesmo tempo praticar a arte da Oratória e Retórica.
No II CPD, os debatedores são avaliados em oratória, argumentação, pesquisa, raciocínio lógico e postura, e premiados tanto pelos primeiros lugares quanto pela capacidade de persuasão, de pesquisa e storytelling.
Na edição de 2018, o CPD selecionou o Brasil como eixo temático geral, do qual derivam oito temas que nortearão o debate: eleitorado ativo, diversidade religiosa, golpes, linguagem da internet, PEC 181, heróis nacionais, demarcação de terras indígenas e representatividade política.
Participarão do II CPD quarenta e oito debatedores, divididos nas categorias Ensino Superior e Ensino Médio, vinte adjudicadores, que avaliarão os debates, além do público.
A abertura do evento acontecerá no dia 22 de março de 2018, as 19h, na Faculdade Histórica de Direito. Na ocasião estarão presentes Sergio Aires, cofundador do Minha Jampa, e o doutor Giscard Farias Agra, professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Juntos eles discutirão o tema "Mudando a história: a participação política da voz popular".
Nos dias 23 e 24 os debates acontecerão da Faculdade DeVry, no bairro do Miramar. Para mais informações, é possível nos encontrar através do Facebook do Instituto Paraibano de Debates e do Instagram @tribunadebate.
PERGUNTAS FREQUENTES:
– Qual a importância de uma sociedade de debates?
As sociedades de debates remontam a tradição da Grécia Antiga, que cumpria com um papel filosófico e político. Filosófico pela busca da verdade, na vertente aristotélica, e político pelo costume dos cidadãos atenienses debaterem as decisões a serem tomadas. Na contemporaneidade, o movimento dos debates no âmbito acadêmico ajuda na formação da opinião das pessoas a partir da exposição à argumentos favoráveis e contrários a diversos temas multidisciplinarmente importantes. Ademais, a nível pessoal, fortalece a capacidade de argumentação, empatia e persuasão.
– Como funciona um campeonato de debates?
Os debatedores se enfrentam em duplas, no modelo do Parlamento Britânico (British Parliamentary), divididos entre governo e oposição a uma moção (uma frase propositiva ou valorativa). Quinze minutos antes do debate começar, os participantes conhecem a moção e se preparam para discursar. Durante esses quinze minutos, não há consultas à Internet, somente ao material de estudo que cada um preparou.
– Por que debater apenas Brasil nesta edição?
Sendo 2018 ano eleitoral, há muitos temas que precisamos discutir. O objetivo maior do movimento de debates é expor argumentos de qualidade favoráveis e contrários ao que discutimos, de forma que, as pessoas possam formar opiniões e tomar decisões de maneira mais consciente. Dos nossos oito temas, seis são de cunho político e contemporâneo. E o II CPD é só o ponto de partida para o projeto de conscientização política através dos debates este ano.
– Quem pode participar?
Participarão estudantes do Ensino Superior e do Ensino Médio, na função de debatedores, porém qualquer pessoa pode ir assistir gratuitamente ao II CPD.
Assessoria