Uma semana após a divulgação do calendário do futebol brasileiro para 2024, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou as datas para a realização da Copa do Nordeste, que não estava inicialmente incluída no planejamento da entidade que rege o futebol no país.
Conforme já havia sido informalmente compartilhado por algumas Federações estaduais, as Eliminatórias da competição estão programadas para os dias 7 e 14 de janeiro. Nesta fase, 16 times disputarão 8 partidas de mata-mata, com os confrontos ainda a serem definidos. Os classificados avançarão para mais 4 jogos eliminatórios, nos quais os vencedores garantirão sua vaga na fase de grupos do torneio.
A fase principal da Copa do Nordeste terá início em 4 de fevereiro, com a grande final marcada para 9 de junho.
O alargamento do calendário do principal torneio do primeiro semestre no Brasil se justifica pela necessidade de evitar conflitos de datas entre os campeonatos estaduais e algumas etapas da Copa do Brasil com a Copa do Nordeste.
Já estão asseguradas na fase de grupos as presenças de América-RN, Bahia, Ceará, CRB, Fortaleza, Itabaiana, Maranhão, Náutico, River-PI, Sport, Treze e Vitória. Os 16 times que competirão na primeira fase das Eliminatórias consistirão no vice-campeão estadual de 2023 e no clube melhor posicionado no ranking da CBF em cada estado. Na Paraíba, Sousa e Botafogo-PB, respectivamente, disputarão essa fase preliminar do torneio.
Redação