A Paraíba o tempo todo  |

Dez equipes buscam título da 115ª edição do Campeonato Paraibano de Futebol a partir deste sábado (11)

A bola vai rolar na principal competição esportiva da Paraíba. Vai começar a 115ª edição do Campeonato Paraibano. Dez clubes, representando praticamente todas as regiões do Estado, vão brigar pelo título.

O Campeonato Paraibano 2025 começa neste sábado (11) com a partida entre Serra Branca e Campinense, no estádio O Amigão, em Campina Grande.

Vão disputar o estadual, o Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, Campinense, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Picuiense, Pombal, Serra Branca, Sousa, atual campeão; e Treze.

O Sertão chega forte na competição deste ano e terá cinco representantes. Além do Sousa, atual campeão, disputarão o Estadual, o Atlético de Cajazeiras, Pombal, Nacional e Esporte de Patos, o que garante clássicos nas terras sertanejas.

Embora todos foquem no título, os clubes que disputarão o Estadual 2025, terão objetivos diferentes. O Auto Esporte-PB chega para o estadual deste ano com um objetivo claro. Permanecer na 1ª divisão do Campeonato Paraibano e parar com a recorrência de rebaixamentos.

Maior campeão do estado, o Botafogo-PB chega em 2025 pressionado novamente dentro do estadual. Isso porque a última conquista do Belo foi em 2019. O Bota que no meio de semana foi eliminado da pré-Copa do Nordeste, começa o estadual com a torcida desconfiada da equipe.

Com 22 títulos estaduais, o Campinense vive uma crise política e institucional grave e espera surpreender em 20254 para retomar o protagonismo no futebol paraibano. O presidente Flávio Torreão, por exemplo, está na presidência por força judicial. O técnico do time será Rodrigo Fonseca, que ajudou a montar um time barato.

Vice-campeão da 2ª divisão do Campeonato Paraibano do ano passado, o Esporte de Patos também chega na elite para se consolidar. Para isso, vai em busca de não “bater e volta”. A permanência é o grande objetivo do time do técnico Danilo Brito, que pela primeira vez vai atuar no futebol paraibano.

Campeão paraibano em 2007, o Nacional de Patos quer voltar a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro no ano que vem. Atrás do Sousa nos últimos anos como força do Sertão, o Canário vai tentar subverter essa lógica. Para 2025, a diretoria foi ousada, e contratou nomes de peso, experientes, mas que atualmente estão em baixa no mercado, mas que podem dar liga.

O Pombal vai disputar a competição pela segunda vez. Diferente do ano passado, o Pombal chega para as disputas do Paraibano deste ano com uma expectativa de menos empolgação.

A Picuiense vai disputar a 1ª divisão do Campeonato Paraibano pela primeira vez. O clube ficou com a vaga após as desistências do CSP, que estava na elite, e do Cruzeiro-PB, que foi o terceiro colocado da Segundona. A equipe vai em busca de se manter na 1ª divisão.

Um time ousado. Com um investimento compatível de se colocar como candidato ao título, o Serra Branca chega em 2025 para tentar sair do quase. O clube terá Cristian de Souza, ex-Botafogo-PB, como treinador do time para este ano e fez um time para rivalizar com os outros postulantes ao título.

Atual campeão paraibano, o Sousa é o defensor do título. O Dinossauro chega para a competição como um dos favoritos e irá em busca do bi seguido e do tetra na história. O treinador será Paulo Foiani e o elenco conta com caras conhecidas, que ficaram de 2024 para 2025, como Felipe Jacaré, Matheusinho e o artilheiro do Paraibano do ano passado, Diego Ceará.

Eliminado no meio de semana da pré-Copa do Nordeste, o Treze chega para 2025 com a empolgação de viver um ano único no seu centenário. O Galo manteve alguns jogadores que estiveram em 2024 e apostou no treinador Renatinho Potiguar, ex-jogador do clube e ex-treinador do Sousa, para comandar o elenco. O Alvinegro chega como um dos favoritos ao título.

O formato é o mesmo do ano passado, ou seja, todo mundo joga contra todo mundo em turno único. A primeira fase terá nove rodadas.

Os quatro melhores colocados da primeira fase disputam as semifinais em cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta. O primeiro pega o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro. Os melhores no mata-mata jogam a final novamente em partidas de ida e volta.

Além do título, o campeão paraibano garante vaga na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D de 2026.

Severino Lopes 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe