O paraibano Durval tem a fama de fechado, a cara de quem não brinca em serviço, mas também enfrenta luta árdua no que deve ser a sua última decisão pelo Santos. Titular absoluto desde a chegada ao clube, em janeiro de 2010, o zagueiro põe à prova na final do Campeonato Paulista contra o Corinthians, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, a confirmação da condição de "rei dos estaduais" para superar uma espécie de "perseguição" de críticos e torcedores recentemente na carreira.
O camisa 6, responsável por manter vivo o sonho do tetracampeonato santista, com o gol de cabeça aos 37min do segundo tempo, passa pelo período de maiores questionamentos no clube devido a recorrentes falhas e a boa fase de Neto, contratado no fim do último ano do Guarani.
A chance de despedida e fim da zaga intocável que faz com Edu Dracena desde o começo de 2010 é reforçada pelo término do contrato em seis meses e pela recente sondagem do Sport, clube onde atuou de 2006 a 2009 e já manifestou desejo de encerrar a carreira.
"Acho que houve consulta, mas não interessa a gente liberá-lo. Nem lembro quando foi (consulta). É um jogador que tem contrato, e a gente não pretende se desfazer", explicou o técnico Muricy Ramalho. Apesar dos seis títulos pelo Santos e a fama de "inquebrável" pelas raras passagens pelo departamento médico, Durval contabiliza uma sina de erros em momentos decisivos.
Somam em seu currículo um gol contra na final da Copa Libertadores de 2011, contra o Peñarol, do Uruguai; ter furado em um dos gols do Guarani na decisiva final do Paulista do último ano e de ter errado na marcação do corintiano Danilo na semifinal da Copa Libertadores do último ano.
"Espero, agora, que venha o 11º estadual", disse logo após garantir a vitória por 1 a 0 contra o Joinville-SC, pela Copa do Brasil.
Em caso de conquista, Durval aumenta ainda mais o recorde de títulos consecutivos na carreira. Desde 2003, o defensor acumula um paraibano, um brasiliense, um paranaense, quatro pernambucanos e três paulistas. Calado e sem marketing pessoal, ao estilo mais conhecido do camisa 6.
Veja a lista de títulos estaduais consecutivos na carreira de Durval
2003 – Paraibano – Botafogo-PB 2004 – Brasiliense – Brasiliense 2005 – Paranaense – Atlético-PR 2006 – Pernambucano – Sport 2007 – Pernambucano – Sport 2008 – Pernambucano – Sport 2009 – Pernambucano – Sport 2010 – Paulista – Santos 2011 – Paulista – Santos 2012 – Paulista – Santos
Terra
O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) revelou, nesta segunda-feira (20), a possibilidade de disputar…
Água abundante e expectativas para uma nova sangria. Há 14 anos os paraibanos esperam por…
Durante sessão extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira (20), o Tribunal de Justiça da Paraíba…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (20), um alerta amarelo para chuvas…
Em um dos momentos mais dramáticos da história recente da humanidade e, consequentemente, do Brasil,…
A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou na manhã desta segunda-feira, 20, o boletim…