Treze busca vitória contra Salgueiros e torce por Botafogo (PB), para evitar rebaixamento para a Série D
Na luta contra o rebaixamento, o Treze se despede neste sábado da edição 2014 da Série C do Brasileiro. Sem chances de entrar no G4, o Galo quer pelo menos se manter na competição e assim, salvar a temporada. Com 16 pontos ganhos e ocupando a penúltima colocação do Grupo A, o alvinegro enfrenta o Salgueiros a partir das 19h, no estádio Presidente Vargas precisando mais do que nunca da vitória. Apenas os três pontos interessa ao Galo que ainda torce por uma vitória do Botafogo (PB), na partida contra o Águia de Marabá.
Com o tradicional treino recreativo seguido por trabalho específico de bolas paradas o Treze encerrou ontem à tarde a preparação de uma das mais decisivas semanas das últimas temporadas. O técnico Everto Goiano conversou com o elenco e pediu empenho na partida que define o futuro do alvinegro.
Duas novidades marcaram o treinamento coletivo do Treze na tarde desta quinta-feira no Estádio Presidente Vargas.
Mantendo o esquema tático com três zagueiros, o mesmo utilizado na partida contra o Paysandu, o treinador Everton Goiano promoveu a entrada do meia Téssio e do atacante Hélio Paraíba no time titular que foi mantido durante toda a movimentação, dando indícios de que esse pode ser o time que entra em campo no sábado, contra o Salgueiro.
Depois do treino, o técnico Everto Goiano relacionou 18 jogadores para a última partida do Treze na Série C 2014.
Entre os jogadores, o clima é de confiança. O meia Birungueta, é mais um jogador do time do bairro do São José que ainda acredita na permanência do Galo na Série C do Campeonato Brasileiro. Para o atleta, todo o elenco trezeano está concentrado no jogo diante do Salgueiro, com o pensamento de conseguir uma vitória para poder ajudar o time alvinegro na luta contra o rebaixamento, assim como já conseguiu na temporada de 2012.
Birungueta é um dos poucos jogadores do atual elenco alvinegro que já enfrentou, e conseguiu superar, essa situação de ter que brigar para não cair na última rodada da Série C. Em 2012, Birungueta, ao lado do meia Téssio, conseguiu livrar o Galo da zona de rebaixamento. Naquela época, o comandante trezeano era Sérgio Cosme.
A boa notícia na semana, foi a liberação por parte do STJD do atacante Rafael Oliveira. A volta do atacante é fundamental para o técnico Everton Goiano, já que Rafael Oliveira é o artilheiro da equipe na Série C com sete gols marcados. A dúvida do treinador fica por conta do companheiro do jogador no setor ofensivo, sendo que Bruno Aquino e Leandro Batista brigam pela vaga.
Outra dúvida do comandante fica por conta do meio de campo. Fernandes foi expulso da partida contra o Paysandu e não poderá enfrentar o Salgueiro, abrindo espaço para que Hélio Paraíba ganhe uma chance entre os titulares.
O Galo deve entrar em campo com Gilson, Pitty, Wanderson e Alisson Pereira; Birungueta, Charles Vágner, Magno, Téssio e Guto; o ataque foi formado por Rafael Oliveira – e Hélio Paraíba, autor dos dois gols do coletivo.
Salgueiros – Em situação bem diferente do Treze, o Salgueiros só precisa de um empate para conquistar a classificação para a próxima fase da Série C. Para a partida decisiva contra o Treze, neste sábado, fora de casa, o técnico Fernando Alcântara garante que o Salgueiro não entrará em campo pensando no empate, mas vai buscar os três pontos.
Segundo o treinador, se o time jogar pensando no resultado, pode acabar perdendo o jogo.
– Quem entra para empatar acaba perdendo. Não podemos dar nenhuma oportunidade que fragilize o nosso time. Temos que ter a postura que vem sendo utilizada desde o início, sabendo que existe um adversário muito forte do outro lado. Vamos com a consciência de que se a gente facilitar, o adversário vai saber aproveitar. Nós temos que nos impor, equilibrar o jogo e com todo respeito, vamos em busca da vitória – explica Fernando Alcântara.
E um dos pontos que o treinador pretende neutralizar na equipe do Treze é a bola parada. De acordo com Alcântara, o time do Salgueiro tem que estar atento. O Salgueiros ocupa a segunda colocação do Grupo A da Terceirona com 27 pontos.
Severino Lopes
PBAgora