A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Eliminação do Botafogo-PB na Série C sela uma das piores temporadas da história para o futebol paraibano

Uma temporada pífia. Decepcionante e melancólica. Faltaram gols. Sobraram falhas. O ano de 2024 é para ser esquecido pela torcida das três maiores equipes de futebol da Paraíba. Campinense, Treze e Botafogo, mais uma vez decepcionaram. O Botafogo-PB disputou a Série C deste ano, pelo 11º ano consecutivo, e tinha tudo para subir, mas foi eliminado no último final de semana após derrota de virada para o Volta Redonda-RJ por 2 x 1.

A campanha do Belo na primeira fase encheu o torcedor de esperanças com 12 vitórias, cinco empates e duas derrotas em 19 jogos,  tendo terminado a fase como o líder na classificação geral. A torcida voltou a sonhar com o acesso quando a diretoria do Belo anunciou a contratação do experiente atacante Henrique Dourado. Só que o “ceifador”, ex-Flamengo e Palmeiras, não correspondeu dentro de campo, e perdeu inclusive pênalti em jogo decisivo. No quadrangular o Belo despencou de produção.

Dono da melhor campanha na 1ª fase, o Botafogo-PB sucumbiu de novo na reta final da Série C e está matematicamente eliminado da Série C, e toda a construção na primeira fase desmoronou em um quadrangular de tiro curto. Em cinco de seis partidas, perdeu três e empatou duas.

Com a eliminação, que frustrou o torcedor, o Belo agora vai refazer todo o planejamento para disputar a Terceira Divisão pelo 12° seguido. Em 2025, o time vai disputar, além da Série C, o Campeonato Paraibano, a pré-Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

Desde que voltou à Terceirona com o título da Série D, o Belo teve experiências boas, ruins e algumas traumáticas, como os gols nos acréscimos sofridos nas disputas pelo acesso em 2016 e 2018.  Na competição deste ano, o Botafogo-PB mostrou, mais uma vez, fragilidade na hora de decidir.

O técnico Evaristo Piza usou suas redes sociais para falar sobre o momento que o clube atravessa, e garantiu que mais esse insucesso está sendo difícil de digerir por atletas e comissão técnica.

Duro e em tom melancólico,  Botafogo-PB, se reapresenta nesta terça-feira. O time, mesmo sem chances de acesso para a Série B do Brasileiro do ano que vem, ainda tem um último jogo a fazer, contra o Remo, no sábado (5), diante de sua magoada torcida.

Treze eliminado nas quartas de final da Série D.

O Treze teve o seu sonho do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro adiado mais uma vez. O Galo da foi eliminado pelo Itabaiana nas quartas de final da Série D.

Compondo o Grupo A3 na fase inicial, o Treze fez uma campanha avassaladora no sistema de pontos corridos. Ao todo, o Galo fez 31 pontos, com nove vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. Com isso, a equipe registrou o terceiro melhor desempenho entre as 64 equipes que disputaram a 1ª etapa da competição nacional, anotando 73,8% de aproveitamento.

No mata-mata, o rendimento do Treze despencou, caindo para 44,44% de aproveitamento, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Nessa fase, o Galo eliminou o Asa de Arapiraca, o Altos (PI),  mas foi eliminado pelo Itabaiana.

Emprestado pelo Flamengo, Thiaguinho foi o grande destaque do Treze na Série D de 2024. O atacante liderou o time que fez uma das melhores campanhas da primeira fase. Após se classificar na liderança do Grupo 3, o Galo acabou caindo de rendimento no mata-mata e foi eliminado no mata-mata do acesso.

Thiaguinho marcou gols decisivos pelo clube de Campina Grande. Na 4ª divisão, foram 10 gols em 14 jogos, terminando como o artilheiro da competição.

Campinense termina Paraibano na  6ª colocação

A temporada de 2024 também foi “frustrante” para o Campinense. No Campeonato Paraibano, o time treinado por Francisco Diá, decepcionou. Logo na estreia, o time perdeu para o estreante Pombal, por 2 a 1, resultado que despertou, mais ainda, a desconfiança da torcida sobre o plantel raposeiro.

As únicas vitórias que o Campinense teve na temporada foram diante de São Paulo Crystal, Nacional de Patos e Atlético-PB. Além dos triunfos, os únicos pontos conquistados pela Raposa foram nos empates contra Botafogo-PB e Serra Branca. Em meio a disputas internas, atrasos de salários e confusão, o Rubro-Negro ficou na 6ª colocação, com apenas 11 pontos ganhos.

Sem avançar às semifinais do Campeonato Paraibano, a Raposa terá apenas a competição estadual para disputar em 2025 e terá que conseguir a classificação para a Série D se quiser voltar ao cenário nacional em 2026.

Na tentativa de evitar os erros deste ano, o Campinense confirmou a contratação de Rodrigo Fonseca, de 52 anos, como o novo treinador da equipe para a próxima temporada. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, o experiente técnico será o responsável por comandar a Raposa no Campeonato Paraibano do próximo ano, única disputa prevista em seu calendário em 2025.

Com o término da temporada, Botafogo, Treze e Campinense, traçam novas metas e refazem o planejamento para em 2025 tentarem retomar o protagonismo do futebol paraibano.

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe